Retorno às lojas físicas, supply chain, omnichannel e sustentabilidade e economia circular são as tendências para os próximos anos

O maior evento global de varejo voltou com força total em 2023, em Nova York, depois um público reduzido no ano passado e do cancelamento em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. A NRF Retail’s Big Show, de 15 a 18 de janeiro, reuniu 700 expositores em torno das principais tendências do setor varejista. Cerca de três mil brasileiros formaram a terceira maior delegação do mundo (atrás apenas dos EUA e Canadá), com destaque para a comitiva do Sistema Fecomércio RJ e da CNC, liderados pelos presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior e José Roberto Tadros.
Um dos destaques foi a volta dos consumidores ao varejo físico, mostrando que a modalidade não está em declínio e que as empresas só precisam se adaptar ao novo normal. As quatro tendências do varejo para os próximos anos apresentadas na NRF são:
1 – O retorno às lojas físicas;
2 – O supply chain (que abraça todos os processos que um produto passa, desde a captação de matérias-primas até a entrega para o consumidor final);
3 – O omnichannel (estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação, oferecendo ao cliente a experiência de marca unificada);
4 – Sustentabilidade e economia circular.
Dois conceitos foram peças-chaves na maior feira de varejo do mundo: inovação e inclusão racial (de gênero, social e meio ambiente). Sem elas, a marca não tem chance de progredir.
A NRF Retail’s Big Show 2023 apresentou mais de 180 painéis e revelou que o varejo tradicional, das lojas físicas, se expandiu através da tecnologia para o comércio virtual, tendência que veio para agregar e permanecer. As monomarcas passaram a ser marketplaces, admitindo em seus e-commerces muitas marcas.
“Essas novas vendas são adicionadas com a maior parte do esforço em tecnologia, logística e marketing já feita. Dessa forma, elas são uma agradável soma à receita total da empresa. O cliente passou a encontrar nesse varejo, cada vez, mais onipresente, uma nova variedade, aumentando a sua compra total no varejista”, explica o coordenador do Conselho do Varejo da Fecomércio RJ e embaixador do Varejo do Senac RJ, Luiz Secco, que organizou o roteiro da comitiva do Sistema Fecomércio RJ na NRF.
A Fecomércio RJ promoveu a visita das seis empresas vencedoras do 3º Prêmio Visão Consciente à NRF Retail’s Big Show 2023. Os vencedores, anunciados em dezembro do ano passado, foram as empresas Repense, de pequeno porte; Condeports, de médio porte; Oficina Muda, de grande porte; na categoria Meio Ambiente. Na categoria Responsabilidade Social Empresarial, os vencedores foram a Equal, de pequeno porte; Bramil Supermercados, de médio porte; e Reserva, de grande porte. Além disso, a empresa Brownie do Luiz foi agraciada com Menção Honrosa, pela organização do Prêmio e pelo Sebrae Rio.