Sistema Fecomércio RJ participa do 12º ENECONT

Compartilhe:

No encontro, o presidente Antonio Queiroz foi homenageado pelos serviços prestados à sociedade fluminense

Foto: Arteiras Comunicação

O Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac RJ, participou do 12º ENECONT – Encontro de Empresários Contábeis do Estado do Rio – que abordou o tema “Metaverso e 5G: as empresas em um novo universo digital”. O evento levou aos participantes oportunidades de networking e negócios para os profissionais e empresários presentes. Também abordou temas que unem as inovações tecnológicas ao cotidiano das empresas contábeis, com palestras sobre ambiente e estratégias de negócios, produtividade, futurologia e Internet das Coisas. O 12º ENECONT foi promovido pelo Sindicado das Empresas Contábeis do Estado do Rio (Sescon-RJ), no dia 25 de novembro.

“Depois de meses de planejamento e muito trabalho, o tema que escolhemos para esse ano é, certamente, um assunto de grande relevância que irá ditar o funcionamento da sociedade. Estamos abertos e atentos a todas essas oportunidade porque a tecnologia tem desempenhado um papel determinante no nosso mercado de trabalho”, afirmou o presidente do Sescon-RJ, Renato Mansur, na abertura do ENECONT.

Durante o evento, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, representado pelo diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, foi homenageado com uma placa pelos serviços prestados à sociedade fluminense. Na abertura, o diretor do Senac RJ destacou a posição estratégica dos contadores nas organizações.

“Estamos aqui para reforçar o papel do Senac RJ na qualificação de profissionais na área de contabilidade. O contador é um profissional que ocupa posição estratégica nas organizações e, muitas vezes, extrapola o seu papel, exercendo a função de consultor de negócios e direcionando as instituições para as melhores decisões”, enfatizou o Sérgio Ribeiro.

O Senac RJ apresentou no 12º ENECONT seu portifólio de cursos nas áreas de Contabilidade, Departamento de Pessoal e Dados, voltados principalmente para quem quer se aperfeiçoar. Destacou os cursos elaborados com parceiros estratégicos como o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), com foco em práticas atualizadas do setor para que esses profissionais melhorem sua performance na gestão de tributos, administração de pessoal e gerenciamento de dados.

Juíza federal aposentada, especialista em negociação coletiva e consultora jurídica da Presidência da Fecomércio RJ, Jacqueline Lippi Rodrigues Moura, participou da palestra “Fecomércio: convenções coletivas” sobre a importância da negociação coletiva e os riscos do descumprimento das normas.

“O que em regra não podem ser negociadas porque enfrentam a Constituição Federal e que são sensíveis ao Judiciário são as normas de segurança e saúde do trabalhador e as que mexem com a redução de salário. Ou seja, aquelas que tiram o sustento e a saúde do trabalhador. Para emitir um juízo de valor, é preciso olhar os dois lados. A negociação coletiva, que pode ser um acordo ou uma convenção, está sempre mais protegida quando é feita pelos sindicatos patronais porque as empresas não se expõem. Negociar é prova de maturidade. Quando empresários e empregados negociam, o processo funciona melhor”, explica Jacqueline Lippi Rodrigues Moura, consultora jurídica da Presidência da Fecomércio RJ.

Leia mais

Rolar para cima