Na programação, foram apresentados os serviços do Banco de Oportunidades e Senac Empresas

O Sistema Fecomércio RJ teve participação relevante na Feira do Empreendedor, do Sebrae Rio, entre os dias 1º e 3 de setembro, no Centro de Convenções ExpoMag, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. O evento contou, na abertura, com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, convidado pelo presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.
“Aos poucos, dia após dia, o setor produtivo começa a fazer planos mais ousados e ver um futuro próspero, não tão distante. Esse evento do Sebrae simboliza isso. O futuro do Brasil e do Rio passa necessariamente pelo empreendedorismo. Independentemente de governo, não há retomada, não há crescimento econômico e justiça social que não tenha no DNA brasileiros sonhadores, de todas as classes sociais, que empreendem, que geram renda e empregos na nossa sociedade. O comércio é o termômetro da economia real. O Brasil só cresce se o comércio for próspero. Os Poderes Executivo e Legislativo terão em 2023 um ano decisivo para consolidar o crescimento do país, após uma pandemia e uma crise sem precedentes”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RJ na abertura da Feira do Empreendedor.
A Fecomércio RJ e a Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (RioJunior) deram apoio ao Desafio SMTE de Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura do Rio, através Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE). A iniciativa tem o objetivo de incentivar a geração de emprego e renda no município a partir da seleção e reconhecimento dos melhores projetos. “Estamos sempre atentos às iniciativas que promovem impacto social positivo e estimulam os jovens a ingressarem no mundo do trabalho por meio da inovação, desenvolvendo oportunidades e propondo novas soluções”, afirmou Antonio Queiroz.
Renomados profissionais, como os premiados técnicos de vôlei Bernardinho e Giovane Gávio, o Embaixador de Varejo do Senac RJ Luiz Antonio Secco e a Chef Embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac RJ Teresa Corção ministraram palestras no evento. Além disso, em um estande de 100 m², os participantes da feira puderam conhecer os serviços do Banco de Oportunidades e do Senac Empresas.
O Banco de Oportunidades, serviço gratuito que aproxima alunos e empresas no mundo de trabalho, apresentou suas soluções para auxiliar empreendedores que buscam profissionais qualificados.
Já o Senac Empresas, área de atendimento corporativo que desenvolve programas customizados com metodologia focada na formação prática, disponibilizou para os participantes as Consultorias Técnicas Especializadas, que visam contribuir com os empresários na superação dos desafios de um mundo pós-pandêmico. Voltadas para empresas das áreas de Alimentação Fora do Lar, Meios de Hospedagem, Mercado Pet e Varejo, as soluções são apresentadas por meio do diagnóstico e da elaboração de um plano prático para melhorar a performance dos negócios. O objetivo é promover a inovação e transformação digital para o incremento nas vendas, aumento da produtividade e sustentabilidade dos negócios.
“O Sistema Fecomércio não tem ideologias. Mas tem lado: o lado do setor produtivo, do empreendedor brasileiro, do brasileiro que sonha com dias melhores, com mais empregos e mais renda”, enfatizou Antonio Queiroz.
Retomada do crescimento
Durante a abertura do evento, o ministro de Economia, Paulo Guedes, falou para um auditório cheio sobre esperança na retomada do crescimento e previsões de queda na inflação.
“Uma boa razão para essa retomada, é a volta da força do comércio. O Brasil está em pé, está voando e está surpreendendo, após passar pela pior crise sanitária da história. O retorno seguro da população ao trabalho contribui muito para esse crescimento. Vocês estão de parabéns”, disse o ministro.
Feira do Empreendedor
Em sua décima edição, que retornou ao formato presencial, a Feira do Empreendedor reuniu mais de 120 pequenos negócios que expuseram seus produtos. A Feira também contou com palestras, oficinas, rodada e sessão de negócios, atendimento, consultorias individuais e 13 salas de capacitação.