Senac RJ firma parceria com a maior equipe brasileira de eSports

Compartilhe:

Foto: Divulgação

Ação integra o programa Elas na Teconologia e visa incentivar a inclusão de mulheres no ecossistema dos games

O Senac RJ, por meio do programa Elas na Tecnologia, firmou parceria com o WIBR (Women in Brazil), projeto da maior equipe brasileira de eSports, o MIBR (Made in Brazil). Trata-se da primeira plataforma mundial voltada para encorajar e dar visibilidade a talentos que se identificam com o gênero feminino ou não-binário no mundo dos games. O objetivo do Senac RJ é contribuir para o desenvolvimento de propostas inovadoras para estimular carreiras e oportunidades de trabalho de mulheres no ecossistema dos games. O projeto prevê a conexão entre os segmentos dos games e da educação, oferendo trilhas de treinamentos, mentorias e ações que proporcionem mais oportunidades para as mulheres nesse mercado. O Senac RJ também vai apoiar as duas equipes profissionais de eSports 100% femininas do MIBR.

A parceria prevê ainda ações de aproximação de alunos e instrutores do Senac RJ com o MIBR por meio da realização de palestras, seminários e workshops nas unidades e trocas de experiências sobre o trabalho com games e esporte eletrônico profissional. Além disso, o Senac RJ atuará como Embaixador e incluirá materiais e conteúdos profissionalizantes na plataforma WIBR para acesso à base inscrita na plataforma, desenvolverá treinamentos e bootcamps presenciais para as duas equipes femininas da MIBR e participará da criação de uma webserie “Elas dos games”, cuja proposta é documentar histórias das mulheres que fazem a diferença no cenário de games.

“Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Senac RJ busca colaborar com a Igualdade de Gênero, Educação de Qualidade e Crescimento Econômico, através de parcerias como a que firmamos com o MIBR. Aliando esforços, esperamos contribuir para a inserção de ainda mais mulheres no mercado de Tecnologia. Tal sinergia vai ao encontro do que o Senac RJ vem desenvolvendo com o projeto Elas na Tecnologia, que através da capacitação profissionalizante visa abrir as portas do mercado, majoritariamente masculino, para todas. Elas podem e devem ocupar os espaços que quiserem e daremos as ferramentas para que consigam”, afirma o diretor regional do Sesc RJ, Sérgio Arthur Ribeiro da Silva.

 

Mercado de eSports 

Ao aproximar a atuação do Senac RJ de uma base de jovens interessadas em games e eSports, a iniciativa amplia o escopo do programa Elas na Tecnologia, que busca incrementar a presença feminina no segmento de TI, que hoje responde por apenas 20% dos postos de trabalho da área. O movimento engloba a realização de eventos e maratonas de tecnologia e cursos de atualização e capacitação profissional para o público feminino, entre outras ações.

O mercado para programadores e designers de games é muito promissor e, por isso, o Senac RJ enxerga grande potencial desse setor para a inclusão social não apenas de mulheres e pessoas não-binárias, mas também de pessoas em situação de vulnerabilidade de um modo geral. Exemplo disso é que, de acordo com a “Pesquisa da indústria brasileira de games 2022”, realizada pela Abragames, o mercado ultrapassou US$ 2,3 bilhões em 2021 e o Brasil corresponde ao 10º país em consumo de jogos no mundo.

A produção de games tem maior concentração no Sudeste (57%) e Sul (21%). Aproximadamente 14% dos estúdios se localizam na região Nordeste, 6% na região Centro-Oeste e 3% na região Norte. A distribuição é semelhante no comércio, o que indica que esse segmento se espalha pelo território, evidenciando potencial de desenvolvimento regional. A indústria brasileira de jogos emprega atualmente 12.441 pessoas. O número de mulheres neste mercado vem crescendo gradualmente: em 2014 eram 15%, em 2018, 20% e na pesquisa de 2022, chegam a 29,8%.

 

MIBR

O MIBR é uma marca líder nos esports e com fãs em todo o mundo, principalmente no Brasil. Na verdade, o MIBR foi o terceiro time mais “tweetado sobre” globalmente em 2020 pelo Twitter Gaming Insights. Este anúncio com certeza mostra a força da tag MIBR frente a novas marcas que estão cada vez mais mostrando apoio e investindo para o crescimento do cenário como um todo.

Leia mais

Rolar para cima