Liderada pelo presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, uma comitiva com integrantes do Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac RJ, acompanhou, na primeira semana de novembro, em Lisboa, o Corporate Innovation Summit, evento que reúne inovadores na vanguarda das maiores empresas de tecnologia para discutir como enfrentar os desafios relacionados à inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Em reunião com os organizadores do evento, ao lado do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, a Fecomércio RJ apresentou uma carta de garantia na qual se compromete a financiar os custos para que o Rio de Janeiro sedie a Web Summit em 2023.
Em contrapartida, o presidente Queiroz sugeriu que o Senac RJ fique com o legado da Web Summit. “Seriam os equipamentos para conectar o universo digital com os cariocas empreendedores que não têm condições de arcar com os custos de tirar uma empresa do chão, ainda que digitalmente”, ressaltou.
Durante a programação, Antonio Queiroz, o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, e o diretor de Atendimento do Sebrae RJ, Júlio Rezende, ao lado do prefeito Eduardo Paes, visitaram o local onde será construída uma “cidade” de startups na capital portuguesa a fim de levar a ideia para o Rio.
O evento vem posicionando Portugal como o principal ponto de conexão do ecossistema digital e do empreendedorismo europeu. Todos os anos, Lisboa vira um imã para start-ups inovadoras em busca de financiamento. No dia 02 de novembro, 42 mil pessoas passaram pela Web Summit, na maioria mulheres.
Segundo Antonio Queiroz, a captação de um evento desse porte será muito positiva para os cariocas. “Fiquei impressionado com o tamanho e importância que este evento representa para Lisboa. O número de pessoas, o movimento nas ruas, nos hotéis, enfim, tudo isso causou um impacto positivo muito grande”, destacou.