A primeira turma do programa de educação Forsoft, realizado em parceria pelo Senac RJ e a Assespro RJ, teve sua formatura no dia 13 de abril, no auditório da Fecomércio RJ.

A iniciativa capacitou 23 jovens em situação de vulnerabilidade social em Formação.NET para atuar no mercado de Tecnologia. O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior prestigiou o evento ao lado da presidente da Assespro RJ, Maria Luiza Reis; do diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro da Costa; da diretora de Educação do Senac RJ, Wilma Freitas; e de representantes de outras empresas madrinhas do projeto.
O Projeto Forsoft, da Assespro RJ, é um programa de educação reconhecido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), que qualifica e emprega jovens de 18 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação. A iniciativa já capacitou e mudou a vida de mais de 600 jovens com a participação de 55 empresas madrinhas, como o Senac RJ, que possui forte atuação na formação de profissionais na área de TI e no desenvolvimento de produtos para atender o mercado de tecnologia do estado do Rio.
“Soube do curso quando trabalhava em outra área. Me interessei pelo conteúdo e também por ser gratuito. Aproveitei a oportunidade e foi surpreendente. Compreendi todos os processos para criação e manutenção de sites. Entender o que precisava para realizar cada etapa, me motivou a me empenhar nos estudos e a aprender cada vez mais”, relata Gabriel Amorim, um dos formandos.
Próxima turma
Outras 25 vagas foram abertas no próximo curso da parceria Senac RJ e Assespro RJ, de Formação em Programação Java, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As aulas começam dia 25.
O curso tem duração de cerca de 344 horas e é ideal para quem tem objetivo de trabalhar com programação. As aulas serão ministradas em laboratório de alta performance, com instrutores qualificados em sintonia com as demandas reais do mercado. O programa de estudo não requer conhecimento específico e capacita o aluno a trabalhar com Desenvolvimento Web com aplicações mobile.
Durante as aulas serão ensinadas aplicações web, estrutura em front-end e desenvolvimento em back-end, com ênfase na utilização da plataforma Java. Para isto, também serão desenvolvidas competências para elaborar projetos e executar testes ao longo do desenvolvimento, bem como acessar banco de dados por meio de linguagens de programação, seguindo padrões internacionais e em conformidade com políticas de segurança da informação e respeito à propriedade intelectual.
Além dos cursos de qualificação para inclusão social, as duas instituições irão contribuir para inserção no mercado de trabalho com a contratação de um terço dos estudantes em empresas integrantes da Assespro RJ.
Programa Senac de Gratuidade (PSG)
O programa fornece cursos de educação profissional, com todo material didático incluso, a pessoas de baixa renda em busca oportunidades no mercado de trabalho. Para se candidatar às vagas é preciso comprovar renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados.
Senac RJ
Há 76 anos, o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
Assespro RJ
A Assespro RJ é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que representa as empresas brasileiras de Tecnologia da Informação. Reconhecida como sendo uma instituição de utilidade pública, sua missão é contribuir para consolidar a posição do Estado do Rio de Janeiro como referência na inovação, empreendedorismo, desenvolvimento e fornecimento de soluções de base tecnológica, com ações de apoio em todo o setor.