Especialistas se reuniram no I Seminário de Curadoria em Cinema e Audiovisual para discutir os desafios e transformações do setor

O Sesc Copacabana recebeu no dia 5 de outubro o I Seminário de Curadoria em Cinema e Audiovisual, evento que explora diversas perspectivas e práticas da curadoria no Brasil e no mundo. O encontro teve como objetivo fomentar o debate em torno das experiências singulares vivenciadas por profissionais da curadoria de várias regiões do país e da produção de sentido a partir de imagens e sons, com ênfase nas transformações ocorridas na última década.
Durante o seminário, especialistas com perfis diferentes participaram de quatro mesas de discussão, proporcionando um espaço dinâmico para exploração de temas como a “política do olhar” e os desafios da curadoria de cinema. Os participantes acompanharam debates sobre organização, proposição e transformação da curadoria, além das distintas possibilidades de relacionar filmes, seja no diálogo com museus, mostras, festivais ou na observação de tendências contemporâneas.
De acordo com Leandro Luz, analista de audiovisual do Sesc RJ, o seminário nasce da necessidade de mais espaços dedicados à curadoria no audiovisual brasileiro.
“Propomos um olhar múltiplo, que, diante da pluralidade de experiências, abarque entendimentos e práticas distintas, complementares e dissonantes, sempre em diálogo com a transversalidade da linguagem audiovisual”, explica Luz.
O evento faz parte do desdobramento do projeto ‘Núcleo de Formação em Expressões Artísticas: Curadoria para Cinema’, realizado ao longo dos últimos dois anos no Sesc Tijuca e no Sesc Copacabana. Esse núcleo promoveu cursos e debates com profissionais de diversas regiões do Brasil, abordando desde o universo histórico da curadoria até as práticas mais contemporâneas, como cineclubes e exibições em espaços alternativos.