Focado na transparência e boa governança, o Sistema Fecomércio RJ realizou, na última terça-feira (dia 7), a Semana da Integridade, com uma série de painéis sobre Integridade, Environmental, Social and Governance (ESG) e Lei Anticorrupção. O encontro foi transmitido on-line no canal da Fecomércio RJ no YouTube. Em seu discurso, o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior citou o Código de Conduta Ética do Sistema Fecomércio RJ.
O primeiro painel ficou a cargo do secretário municipal de Governo e Integridade Pública Marcelo Calero, que apresentou o Programa Carioca de Integridade e Transparência – Rio Integridade, que tem como fundamento a efetivação, na administração municipal, de práticas de integridade pública, por meio de governança e conformidade, e de práticas de transparência e gestão de dados. “Não tem como falar de integridade sem falar em governo digital. Queremos propor mudanças baseadas em valores como transparência, integridade e gestão de riscos”, afirma Calero.
Na sequência, a advogada e especialista em Compliance e Governança Corporativa Roberta Carneiro Föppel, também membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Embasa, abordou o tema ESG e Combate à Corrupção em uma análise sobre a relevância dos vieses ambiental, social e de governança dos negócios. “Temos que promover o desenvolvimento sustentável, a diversidade e a inclusão. O ESG está relacionado à transformação comportamental e à cultura organizacional”, explica Roberta.
O terceiro painel coube ao advogado e ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União Valdir Simão, que abordou os 8 anos da Lei Anticorrupção: desafios e perspectivas. “Precisamos restaurar a confiança da sociedade nas empresas. Sem o engajamento da sociedade e a investigação da imprensa é impossível combater a corrupção”, ressalta Simão.
O evento da Semana da Integridade celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção e faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Sesc, Senac, IFec e Fecomércio RJ – casas que compõem a entidade, pautadas pelo Programa de Integridade e pelo Código de Conduta Ética, instaurados em 2020 e revisados em 2021. Durante o evento, serão lançados também o segundo treinamento para colaboradores, dentro da temática da Integridade, a versão reformulada do Código de Conduta Ética e o novo Código de Conduta Ética para Fornecedores, que visa garantir o alinhamento com os valores morais, éticos e responsáveis adotados pelo Sistema Fecomércio RJ.
Também neste movimento, o Sistema Fecomércio RJ já aderiu ao Pacto Empresarial pela integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, em um compromisso público para aprimorar modelos éticos de governança; e visa figurar no Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade (Empresa Pró-Ética), que avalia e divulga as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais.