
Por Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente da Fecomércio RJ
Passamos por tantos desafios e superações nos últimos anos que, por vezes, deixamos de valorizar as vitórias e avanços que tivemos em relação à pandemia e à retomada econômica do Rio de Janeiro. Para se ter uma dimensão de como, enfim, estamos voltando à normalidade e com condições de estabelecer grandes planos, quatro meses atrás a cidade estava realizando a “segunda” edição do Carnaval, justamente em razão de precauções com a Covid-19.
Essa semana, com planejamento, voltamos a mostrar ao mundo a vocação do Rio para receber grandes eventos. O sucesso do Carnaval em abril já tinha dado uma primeira mostra disso, mas agora, com a vacinação avançada, o Rock in Rio Brasil 2022 é o grande símbolo de que estamos voltando aos trilhos.
O Sistema Fecomércio RJ está convicto de que, além de servir como prova de força para o Rio, o evento será uma oportunidade de mostrar como parcerias engajadas em aspectos sociais e ambientais podem render frutos que vão além de boas intenções.
Trata-se de um evento que, em sua última edição, movimentou R$ 1,7 bilhão. É uma grande chance para implementar os compromissos que assumimos no início deste ano com o Pacto Global da ONU, focado no desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade, vale dizer, é uma prioridade para nós, materializada nas ações do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS).
As atenções do Sistema Fecomércio RJ e da organização do Rock in Rio para com as preocupações ambientais, sociais e de governança (a sigla ESG, tão em voga) caminhavam de forma paralela, e se encontram agora para uma parceria inédita que impulsionará os compromissos que nós assumimos no pacto. Vamos colaborar para alcançar 11 dos 17 objetivos globais, com foco na educação, capacitação de jovens profissionais e redução de desemprego. Como sabemos, o comércio é a porta de entrada para milhares de famílias no primeiro emprego.
O Plano de Sustentabilidade do Rock in Rio prevê formar 30 mil pessoas para o setor de eventos até setembro de 2023. Esse foi um ponto de convergência estratégica claro percebido pelo Sistema Fecomércio RJ e Rock in Rio. Assim, o Portal do Futuro, programa do Senac RJ para capacitar jovens de baixa renda, irá reservar mil vagas para o programa de formação do Rock in Rio, o Rock U.
Outra meta é que comunidades mais vulneráveis do entorno da Cidade do Rock sejam a fonte de ao menos 10% da força de trabalho do evento. No mesmo sentido, o Sesc RJ e o Senac RJ serão parceiros no projeto Rock U. O Sesc RJ apoiou o documentário do Espaço Favela, acompanhando encontros que antecedem o festival e promoveram diálogos com os principais pensadores das comunidades.
Esses são apenas alguns exemplos das oportunidades que surgem com a união de esforços. O Sistema Fecomércio RJ está sempre disposto a conversar para encontrarmos boas ideias, e temos certeza de que existem muitos outros potenciais parceiros para nos ajudar a desenvolver o Rio, além de seguirmos internamente estes mesmos elevados padrões de integridade. Como o mundo verá, a festa no Rock in Rio é um meio para alcançar grandes conquistas, e não um fim em si mesma.