Uma das principais praças da Zona Sul da cidade, berço da banda de Ipanema e da feira hippie, a General Osório vai ficar de cara nova. Adotada pelo Instituto Carioca Cidade Criativa, a praça é o novo alvo do programa de revitalização de espaços públicos do ICCC, um dos responsáveis pelas recentes reformas do Parque da Catacumba e do portão do Parque Guinle.

O Revitaliza Praça General Osório captou recursos junto à iniciativa privada através da lei federal de incentivo à cultura ao longo de 2021 e tem início nesta semana. Com o apoio da Fecomércio/Sesc/Senac, BTG Pactual, Estácio e Zona Sul e apoio das secretarias municipais de Conservação e de Meio Ambiente, Fundação Parques e Jardins e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, a reforma vai começar pelo restauro do chafariz das Saracuras, obra do escultor Mestre Valentim, tombada pelo Iphan desde 1938, que está desativado.
O Revitaliza Praça General Osório inclui ainda a reforma do gradil, paisagismo, mobiliário, parque infantil, a implantação de uma academia da terceira idade, um novo parcão (área cercada para cães), nova sinalização (com totens, flags e mapa) e implantação de um circuito de câmeras de segurança. A previsão de conclusão é para setembro. Durante as obras, a praça não ficará fechada ao público. As reformas seguirão um cronograma de etapas e apenas a área trabalhada será isolada.
Situada em ponto de intenso fluxo comercial e residencial, a Praça General Osorio reúne famílias, artistas, intelectuais, moradores de Ipanema e da comunidade do Cantagalo.
“É uma das praças mais democráticas da cidade e merece uma revitalização completa para atender toda essa gama de frequentadores”, avalia Heitor Wegmann Jr., cofundador do ICCC.