
Em entrevista ao programa Jogo do Poder, que foi ao ar na noite de domingo (07/08), pela TV CNT, o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior abordou os desafios do estado do Rio de Janeiro e a retomada econômica do setor do comércio de bens, serviços e turismo. O presidente da Fecomércio RJ falou aos jornalistas Ricardo Bruno e Walter Diogo por cerca de 45 minutos.
Antonio Queiroz destacou a união entre o empresariado e o poder público como essencial para a manutenção do comércio durante o período mais duro da pandemia de Covid-19.
“Foi uma união de esforços entre o poder público e os empresários. Ainda há um caminho a percorrer porque as sequelas ficaram. Aos poucos, a economia vai retomando o seu caminho”, afirmou.
O presidente da Fecomércio RJ também ressaltou o saldo de empregos no comércio, no estado do Rio. Disse que há quatro meses o mercado está positivo e novas frentes de trabalho estão sendo criadas. Lembrou que o Rio de Janeiro bateu recorde de abertura de empregos na Junta Comercial. Porém, alertou para o nível de endividamento ainda presente.
“Estamos atuando em diversas frentes. As vendas online hoje são uma realidade e vieram para somar nesses novos tempos. O empresariado fluminense demonstrou toda a sua capacidade de adequação e, com isso, criamos novos postos de trabalho”, disse.
Antonio Queiroz afirmou que o país deve buscar o que chamou de Democracia Econômica, em que todos têm o direito ao consumo, à saúde e à educação.
“As pessoas têm que chegar ao mercado de consumo com melhores salários. Temos que ter previsibilidade, estabilidade e segurança jurídica para criar esse desenvolvimento. A grande limitação do empresário, hoje, é a visão para o futuro. Se o empreendedor tiver isso, vai buscar o crédito e vai investir”, lembrou.
O presidente finalizou a entrevista defendendo ações para o fomento do turismo na capital e no estado, mostrando que o setor movimenta 54 atividades ligadas ao comércio.
Assista a entrevista completa: