A entrevista especial desta semana foi realizada com Andrea Marques Valença, presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Niterói e 2ª tesoureira da Fecomércio RJ.
A empresária falou sobre sua trajetória e os desafios superados desde o início da pandemia.
A história de Andrea no setor começou em 1996, quando decidiu aprender na prática o ofício de cabelereira em cursos, sendo um deles do Senac RJ. Além de cursar Administração, a empresária sentia necessidade de abrir seu próprio salão. Em 2002, após praticar bastante e dar cursos em algumas instituições, abriu seu primeiro salão. Atualmente, comanda seu terceiro empreendimento voltado para o ramo da beleza.
A trajetória de Andrea no Sindsalões Niterói começou em 2000, quando conheceu diretores do sindicato. Após diversas visitas e contatos com empresários do setor, foi convidada para assumir um cargo na diretoria do sindicato em 2002, e nunca mais saiu da linha de frente de defesa dos interesses dos empresários de salões. Em 2010, assumiu a presidência da instituição. “O ramo da beleza é diferenciado, oferecemos assistência jurídica e diversos outros suportes. Apresentar o sindicato aos empreendedores da área é um trabalho fundamental para fortalecermos nossos negócios e, consequentemente, o setor em si”, explica.
Andrea é diretora da Fecomércio RJ desde 2014 e destacou a importância da atual gestão para os sindicatos. “É o braço principal, é quem nos fortalece e nos dá todo suporte necessário. Sem o apoio da Federação, não conseguiríamos superar os obstáculos”, afirma. Durante a pandemia, o setor foi um dos mais impactados. “Foi um baque muito grande o período que tivemos que fechar, negociamos os gastos com aluguel, luz, água, e tivemos que ter muita paciência. Muitos negócios infelizmente fecharam, mas os que sobreviveram estão conseguindo retomar. Com o avanço da vacinação, as pessoas estão mais confiantes, então acredito que até o Natal o setor volta à sua performance normal, de antes da pandemia”, comenta.
A empresária aproveitou para deixar uma mensagem de otimismo aos empresários do setor. “A perseverança é fundamental para continuarmos nesta retomada. O otimismo é importante para quem atua neste setor, pois lidamos diariamente com a autoestima e o bem-estar dos nossos clientes”, finaliza.