Formado em Administração pela Universidade Gama Filho, e em Ciências Biológicas pela Universidade de Nova Iguaçu, o mineiro de Ubá Antonio de Pádua Alpino ingressou no comércio aos 14 anos, quando acompanhava o pai, também empresário nos negócios em posto de gasolina, confecção e uma tabacaria de fumo de rolo. Porém, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu nem sempre atuou no comércio. Durante dez anos de sua vida, trabalhou na área de Processamento de Dados de um banco.
Casado e pai de três filhos, Antonio de Pádua Alpino voltou para a sua paixão em 1984, quando abriu um negócio com os irmãos, em Nova Iguaçu. Inicialmente, montou uma tabacaria e cutelaria. Somente depois, migrou para o ramo de produtos de beleza, onde empreende até hoje. Conheceu seu sindicato em 1987 e, desde então, atuou como diretor, vice-presidente e, atualmente, preside a entidade.
“O sindicato é um agente importante, atuante e têm função expressiva. Aqui em Nova Iguaçu promovemos diversos movimentos voltados para os comerciantes, como a entrega de prêmios de qualidade para o consumidor, eventos e ações sociais”, destaca Antonio de Pádua Alpino.
Atuante na diretoria da Fecomércio RJ, o empresário reafirma a importância da entidade no suporte aos sindicatos. Para Antonio de Pádua Alpino, a federação oferece a segurança necessária aos associados e tem papel fundamental na interlocução com o poder público.
“A Fecomércio RJ é o nosso porto seguro. Quando os sindicatos não conseguem resolver alguma questão é a ela que recorremos. A federação dá a resposta que precisamos para transmitir segurança aos nossos associados. E ainda contamos com as ações do Sesc e do Senac, que oferecem uma série de benefícios para os comerciários”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu.
Para o seu segundo mandato como integrante da Diretoria da Fecomércio RJ, Antonio de Pádua Alpino ressalta que pretende dar continuidade ao trabalho já iniciado na atual administração e diz estar pronto para trabalhar ainda mais em benefício das atividades comerciais.