Nesta edição, a Newsletter da Fecomércio RJ traz entrevista com Jorge Guilherme Aiex, presidente do Sicomércio Barra do Piraí e 3º Secretário da Federação. Nascido em Barra do Piraí, o empresário falou sobre sua trajetória no setor e como conheceu o sindicato. “Meus avós eram sírios e, ao chegarem no Brasil, meu avô abriu a empresa que, mais tarde, viria a ser do meu pai. Comecei a acompanhar meu pai, em sua loja, por volta dos meus 14 anos. Estar no comércio foi um enorme aprendizado e, por escolha, em 1980, enquanto cursava a faculdade de jornalismo, montei meu primeiro negócio”, conta o empresário.
Um pouco mais tarde, ao perceber que era necessário defender os interesses do setor, Jorge Guilherme Aiex decidiu se filiar ao Sicomércio Barra do Piraí, onde assumiu a presidência em 2002. Em 2007, precisou se afastar para se dedicar integralmente às suas empresas e, alguns anos mais tarde, em 2018, foi convidado a reintegrar à presidência. Atualmente, ele administra duas empresas: uma loja de ferragens e outra de presentes. Perguntado sobre a relevância do sindicato para as empresas, o empresário afirma: “O sindicato é um instrumento primordial para a defesa dos interesses dos empresários do comércio. É a partir desse instrumento que conseguimos normatizar condutas e direcionar questões ligadas à convenção coletiva, ao suporte jurídico que as empresas necessitam, e muitas outras demandas. Na minha gestão, procurei colaborar investindo em qualificação profissional e cidadã, tanto do empresário quanto do trabalhador do comércio”.
O empresário também falou sobre o papel da Fecomércio RJ para os sindicatos na pandemia. “Houve e está havendo um grande e bem-sucedido empenho da Fecomércio, no sentido de amenizar e reconduzir o Rio de Janeiro aos seus melhores momentos no desempenho de sua vocação intrínseca: o comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, a Federação é condição sine qua non para que os sindicatos existam. Sempre nos apoiando, com muita competência, nos garante auxílio e suporte técnico e jurídico, além de outros tantos que necessitamos”.
A eficiência da administração atual da Federação também foi ressaltada por Jorge Guilherme Aiex. “Na gestão do presidente Antonio Queiroz, percebo ações necessárias e acertadas em várias frentes e um grande empenho na comunicação à sociedade sobre a importância do comércio para a economia do país, como um setor fundamental para a geração de empregos e renda. De todos os setores, é o que mais gera empregos! Isso é um pleito antigo e me traz muita esperança conscientizar os cidadãos, com clareza, sobre o inegável papel do comércio para a sociedade e a economia do país. O comércio, em todo o país, é a maior força da engrenagem que move a economia. Em Barra do Piraí, cidade onde vivo, essa realidade tem, ainda, maior peso, por ser uma região de pouquíssimas indústrias”.
A aceleração da vacinação também foi pauta da entrevista. “Sem dúvidas, o avanço da imunização me deixa mais otimista. Influencia diretamente na retomada do comércio e acredito que nos possibilite, em pouco tempo, voltarmos ao patamar de antes da pandemia, retomando o crescimento do setor. Essa retomada será de muito trabalho e todos nós, empresários, devemos nos unir e lutar por ela. Tenho certeza de que, com muito trabalho, união e competência, atravessaremos essa enorme crise e daremos a este setor grandioso o destino que lhe cabe. Muito está em nossas mãos!”, reforça o empresário.