Andréa Marques Valença e Elaine Britto Rodrigues, diretoras da Fecomércio RJ, tomaram posse na Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em evento realizado em Brasília, no dia 24 de agosto.

Na ocasião, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a CNC e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para desenvolver ações gratuitas de promoção social e qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade nos estados do Norte e Nordeste e estimular suas capacidades empreendedoras.
A Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio foi criada para discutir soluções e garantir um ambiente produtivo e aberto para debates, já que as mulheres representam mais de nove milhões dos negócios no Brasil e representam 33% das propriedades de empresas formais e informais, sendo responsáveis por 48% dos microempreendedores individuais do Brasil, segundo dados do Sebrae.
As duas empresárias representarão a Fecomércio RJ na Câmara, que reúne mais de 50 mulheres empreendedoras, entre titulares e suplentes de todas as Federações do Comércio dos 26 estados e do Distrito Federal. A coordenadora é a empresária baiana Rosemma Maluf.
“Esse movimento precisa se transformar em ações concretas, que traduzam o compromisso de valorizar a participação feminina em todos os setores”, destacou o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em sua mensagem transmitida por vídeo, na abertura.
É unânime que a CBMEC ajudará no direcionamento e na defesa das ações empresariais femininas. Segundo a coordenadora da CBMEC, Rosemma Maluf, a data é histórica para as mulheres empreendedoras, que viam as entidades empresariais distantes de suas realidades. “Este é um espaço de poder legítimo e de transformação. A CNC é pioneira no Sistema S com uma câmara específica, permanente, dedicada às nossas questões. Estamos inaugurando uma nova era de cooperação e mobilização”, destacou.