‘Luto pela qualificação da mão de obra do setor’, afirma diretor do Sindióptica-Cinefoto Rio/Niterói

Compartilhe:

Depois de 17 anos à frente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfica e Cinematográfico dos municípios do Rio e Niterói (Sindióptica-Cinefoto Rio/Niterói), Silvino José Rodrigues de Sousa, de 87 anos, se dedica, atualmente, a representar os interesses do seu setor como diretor-tesoureiro da entidade. Nascido no Porto, onde estudou até o Ensino Médio, o dirigente sindical veio para o Brasil em 1958.

Foto: Sindióptica Cinefoto Rio/Niterói

Começou a vida profissional ainda em Portugal, onde atuava na área de saúde. Mas, foi no Brasil, que Silvino entrou para o comércio, iniciando uma representação de produtos da indústria óptica em uma multinacional, em 1958. Não demorou muito para abrir sua própria empresa, no Flamengo, Zona Sul do Rio.

“Atuo nas atividades sindicais há 36 anos, sempre lutando pela qualificação da mão de obra do setor com cursos, treinamentos e workshops. A união faz a força, e o Sindióptica-Cinefoto Rio/Niterói está ao lado de seus associados em todos os momentos para buscar o fortalecimento e o crescimento do setor”, afirmou Silvino José Rodrigues de Sousa.

Na diretoria da Fecomércio RJ há mais de cinco anos, o diretor-tesoureiro do Sindióptica Cinefoto Rio/Niterói, ressalta que seu trabalho na federação é apoiar e contribuir com o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior nos assuntos de interesse ao comércio do estado como um todo. Silvino José Rodrigues de Sousa ressalta a importância da Fecomércio RJ, principalmente nos momentos mais difíceis da pandemia.

“A pandemia afetou diretamente o setor óptico e fotográfico. Ao longo dos anos, com o avanço da tecnologia e da fotografia digital, as empresas reduziram significativamente suas atuações. Com a pandemia, a situação se agravou e muitas foram forçadas a fechar por questões financeiras. A crise na saúde suscitou os problemas em diferentes áreas da sociedade. Foi aí que a Fecomércio RJ foi fundamental auxiliando, com ações, as políticas públicas para o setor do comércio de bens, serviços e turismo”, destacou Silvino José Rodrigues de Sousa.

Casado com Otília Fernanda, pai de um casal de filhos e com dois netos, o diretor defende a contribuição sindical como forma de oferecer vantagens, serviços, estrutura e assessorias qualificadas para o desenvolvimento de ações que se convertam em benefícios à coletividade.

“A missão do sindicato patronal é representar e defender os interesses das empresas representadas por ele, seja de ordem trabalhista, tributária, econômica, legal ou política”, encerra Silvino.

Leia mais

Rolar para cima