CNC lança em Brasília a Agenda Institucional do Sistema Comércio

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Agenda Institucional – Foto Isac Nobrega – Presidência da República

O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior e assessores acompanharam, essa semana, em Brasília, o lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio, com propostas e recomendações de políticas públicas que o comércio de bens, serviços e turismo entende como prioritárias para o desenvolvimento do setor terciário e do país.

O nosso papel é criar um ambiente de negócios favorável, confortável e seguro para os empresários, além de pensarmos no bem-estar da população e no crescimento econômico do país”, destacou o presidente da Fecomércio RJ.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, fez a abertura do encontro e ressaltou que o documento é o primeiro passo de uma ferramenta que será um divisor de águas para todo o Sistema Comércio. “A Agenda Institucional foi criada a partir da necessidade de relacionar os temas de interesse do comércio de bens, serviços e turismo, do Sesc e do Senac, em conformidade com o que é monitorado, prioritariamente pela CNC, nos âmbitos dos poderes Executivo e Legislativo”, disse.

O evento reuniu os presidentes das 27 federações do comércio e das sete federações nacionais, além de representantes sindicais de todo o país e empresários que ajudaram a desenvolver o documento, entregue a lideranças políticas com propostas para o setor. O presidente Jair Bolsonaro e a senadora e pré-candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB-MS) foram recebidos no evento e apresentaram suas principais propostas que impactam o setor de bens, comércio e turismo.

Em painel sobre reforma tributária, o assessor Jurídico da Fecomércio RJ, Gilberto Alvarenga destacou a dificuldade das empresas em lidar com tantos impostos. “A reforma tributária é unanimidade, pois temos um sistema muito complexo. Temos que pensar em uma tributação mais simples e respeitar as questões de Justiça. Além disso, precisamos de um modelo que respeite a realidade. Não adianta copiar modelo de um pequeno país europeu para aplicar em um país continental como o nosso”.

A elaboração da Agenda Institucional do setor teve a colaboração de mais de duas mil pessoas, resultado de amplos debates e discussões, com o objetivo de nortear a construção de políticas e estratégias para impulsionar o setor empresarial brasileiro.

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