De 1º a 3 de setembro, na Marina da Glória, programação destacou bioeconomia mundial

O Sistema Fecomércio RJ participou da 10ª edição do Green Rio / Green Latin America, plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde, realizado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre 1º a 3 de setembro. Em um estande de mais de 180m², os visitantes conheceram as iniciativas do Sesc RJ, Senac RJ, IFeS e IFec na área de sustentabilidade e responsabilidade social.
Entre as palestras realizadas no primeiro dia do evento, destaca-se o “Mapa da Fome do Estado do Rio de Janeiro”, apresentado pela coordenadora do Mesa Brasil Sesc RJ, Cida Pessoa, e pelo especialista em Inteligência de Mercado e Pesquisas do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFec RJ), Júlio Cesar Purcena.
No dia 2, o painel “Segurança Alimentar, Agricultura Familiar, Clima e Biodiversidade” contou com Cida Pessoa ao lado do superintendente de Abastecimento Social Conab Brasília, Diracy Betânia Cavalcante Lemos Lacerda, a analista de Sustentabilidade do Sesc RJ, Nathallia Miranda, e a analista de Projetos Sociais do Sesc RJ, Kamilla Ramada.
No dia 3, o assessor de inovação do Senac RJ, Jose Aranha, participou da mesa sobre “Inovação, Pequenos Negócios e Startups”. O tema “Consumo Consciente e Relação consumidor x resíduos sólidos” teve a coordenação do Instituto Fecomércio RJ de Sustentabilidade (IFeS). Na programação, o diretor executivo do IFeS, Vinicius Crespo, recebeu os estatísticos Marcos Haddad e Nadime Melloni, ambos do IFec RJ. Já a coordenadora de Nutrição do Mesa Brasil Sesc RJ, Karime Cader, falou sobre Alimentação Escolar/Hortas. Ainda no sábado, Vinicius Crespo voltou ao auditório para discutir o tema “Economia do Mar”.
Durante o Green Rio, o IFeS lançou a campanha “Raspas e restos me interessam” e apresentou uma nova máquina de reciclagem que coleta cinco tipos de resíduos, como garrafas pet, copos plásticos, alumínio, vidro e embalagens Tetra Pak. O equipamento bonifica o consumidor mediante a entrega dos recicláveis. O IFeS é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, instituído pelo Sistema Fecomércio RJ e que busca soluções ambientais inovadoras para a sociedade e para o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade socioambiental.
No estande do Sistema Fecomércio RJ, o Senac RJ esteve presente com a Editora Senac, que ofereceu títulos com desconto de 30%. Entre as ativações do Sesc RJ estava a Mesa Viva, uma mesa cenográfica que ganha vida por meio de projeções mapeadas e, de forma divertida e inovadora, informando os visitantes sobre os propósitos e impactos positivos do Mesa Brasil, programa de segurança alimentar que visa minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo, mas com baixo rendimento comercial, e entregando-os a instituições socioassistenciais parceiras.
Outra iniciativa foi o “Minecraft Biomas Brasileiros: brincando de aprender”, que utiliza o Minecraft Education, uma plataforma educativa que fala a linguagem das crianças e adolescentes e aborda as características dos seis biomas do território do país. Ao mergulhar nesse universo, o participante pode descobrir mais sobre a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal, além de perpassar o sistema costeiro brasileiro. A atividade faz parte do compromisso do Sesc RJ com a sustentabilidade e está alinhada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Já a Fecomércio RJ esteve presente com a campanha “O Rio continua lindo…e perto”. Com o objetivo de promover os atrativos turísticos do estado e atrair ainda mais viajantes, a instalação permitiu que os visitantes assistissem, com óculos 3D, a um filme produzido em 360 graus com belas paisagens da capital e do interior do Rio de Janeiro.
Sobre o Green Rio
O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio+20. Ao longo desses anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico.