IFeS lança campanha contra falsificação de bebidas alcoólicas pela logística reversa

Compartilhe:

O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) apresentou no festival Rock Brasil 40 anos, realizado na Marina da Glória, de 20 a 24 de abril, a campanha “Salvando o planeta e combatendo o mercado de falsificação de bebidas”. Na ocasião, foi instalada na área VIP uma máquina de reciclagem de garrafas de vidro, que tritura o material após o consumo.

Foto: Hélio Melo

O público pôde descartar as garrafas na máquina, impedindo que o vasilhame fosse direcionado ao mercado ilegal da falsificação de bebidas, além de garantir a sua correta destinação a indústria da reciclagem, auxiliando, também, na preservação ambiental.

As pessoas que descartaram a garrafa de vidro receberam gratuitamente os copos fornecidos no kit do combo de bebidas. Uma promotora do IFeS ficou ao lado da máquina auxiliando o público com informações sobre o programa “Salvando o planeta e combatendo o mercado de falsificação de bebidas” e disponibilizando os copos.

“A máquina é totalmente segura, não tem risco algum para quem deposita a garrafa porque o triturador fica fora do alcance das mãos e dos braços. A bomba do equipamento tritura o vidro, que é destinado gratuitamente às cooperativas de catadores”, explicou o diretor do IFeS, Vinícius Crespo.

Pesquisa realizada pelo setor de bebidas mostra que a cada cinco garrafas de vodca, uma é falsificada, e a cada quatro de uísque, uma não é regulamentada. De acordo com o levantamento, o Brasil deixa de arrecadar anualmente mais de R$ 10 bilhões em impostos em produtos ilegais. O estado do Rio de Janeiro é o terceiro maior Estado do país na falsificação de bebidas, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Leia mais

Rolar para cima