IFeS apoia evento de Dia Mundial do Meio Ambiente no Aterro do Flamengo

Compartilhe:

O RioSolidario mobiliza parceiros neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 10h, no posto 2 do Aterro do Flamengo, para um momento de solidariedade e celebração à natureza. Junto ao Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), a proposta é reunir voluntários, moradores da região e adjacências para uma ação humanitária, com mutirão de coleta de lixo no entorno, descarte consciente de diferentes tipos de resíduos, educação ambiental e apresentações artísticas.

Foto: Hélio Melo

A programação especial de exaltação ao meio ambiente levará o tom musical do Projeto Som+Eu, que oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais para crianças e jovens de 6 a 19 anos, em Duque de Caxias. Neste domingo estará presente com a Orquestra Tubônica, formada por alunos que tocam com instrumentos de materiais recicláveis, como plástico e pvc, e a Banda Sinfônica Juvenil de Campos Eliseos. O repertório das apresentações é diversificado, inclui músicas nacionais e internacionais, entre elas Viva la Vida, da banda Coldplay, Billie Jean, de Michael Jackson, Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e Descobridor dos Sete Mares, do saudoso Tim Mais.

A Polícia Militar também participa com a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, estande de equoterapia e performance com condução de cavalo à mão. Os parceiros RJ para Todos vão auxiliar nas abordagens sociais, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar com a conscientização ambiental e a equipe Segurança Presente no apoio aos transeuntes e moradores da região que forem participar deste evento solidário com a natureza e a Cidade Maravilhosa.

“Um momento de união pelo meio ambiente e de mobilizar moradores e passantes para uma causa social, que merece a atenção de todos. É gratificante para o RioSolidario construir alianças em prol de ações pela sociedade”, declarou o diretor-executivo da instituição Himalaia Galvão.

O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) disponibilizará ao público quatro (4) máquinas coletoras de resíduos como forma engajar a população na preservação do meio ambiente. Dentre os coletores, destaque para máquina do programa RePET de reciclagem de garrafas PET, que tritura o resíduo das garrafas, coleta as tampinhas e destina gratuitamente às cooperativas de catadores. Outra máquina de destaque do Instituto é a máquina de reciclagem de garrafas de vidro, a ReVIDRO, que além de destinar o resíduo às cooperativas, combate o mercado ilegal da falsificação de bebidas ao triturar as garrafas de vidro após o consumo. Além dessas máquinas, serão disponibilizadas pelo IFeS outros dois coletores, uma para eletroeletrônicos, pilhas e baterias e outro para o descarte de lâmpadas que contenham mercúrio em sua composição.

“O setor privado tem um papel essencial no processo de amadurecimento das práticas de sustentabilidade, pois tem a agilidade necessária para impulsionar as inovações e tecnologias, e ainda, atuar como influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores”, ressalta Vinicius Crespo, diretor do IFeS.

Serviço
Domingo, 5 de junho, a partir das 11h.
Aterro do Flamengo – altura do posto 2
Evento gratuito e aberto ao público.

 

O RioSolidario
Uma instituição sem fins lucrativos que há 27 anos mobiliza a solidariedade de pessoas e iniciativas privadas a apoiarem quem precisa de ajuda. Auxilia quem vive em situação de vulnerabilidade social com ações humanitárias e gerencia projetos de inclusão e
compromisso social, como os três Espaços de Educação Infantil em comunidades do Rio, o programa Jovem Aprendiz e a Casa Abrigo Lar da Mulher, um lar temporário para vítimas de violência doméstica e seus filhos.

Conheça mais: www.riosolidario.org
Instagram: @riosolidario

Leia mais

Rolar para cima