Fecomércio RJ lança campanha de prevenção de acidentes envolvendo motofretistas e mototaxistas

Compartilhe:

Detran.RJ e INTO dão apoio institucional à campanha, que terá ações educativas e mutirões exclusivos para motociclistas

Campanha contra violência no trânsito – Foto Alexandre Simonini

A Fecomércio RJ, com o apoio institucional do Detran.RJ e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), lançou, no dia 26, a campanha de segurança no trânsito “Entrega 5 estrelas”, voltada especialmente para a redução de acidentes envolvendo motofretistas e mototaxistas – profissionais que usam motocicletas para fazer entrega de produtos e transportar passageiros.

A campanha teve início com o seminário “Trânsito, Vida, Segurança, Responsabilidade”, que debateu, no auditório da Fecomércio RJ, a importância da segurança desses profissionais e as consequências de um trânsito inseguro. O evento fez parte da 4ª edição do Movimento Rio em Frente, da Fecomércio RJ. A abertura foi realizada pelo presidente Antonio Florencio de Queiroz Júnior, pelo presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, e pela diretora-geral do INTO, Germana Bahr.

“O trânsito, na minha opinião, reflete a educação de uma sociedade. Os acidentes com motociclistas têm atingido números assustadores. Isso tem um impacto brutal na sociedade e na economia. Temos que chamar a atenção e jogar luz sobre esse tema, que não pode ser banalizado”, destacou o presidente Antonio Queiroz.

Ainda na abertura, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Adolfo Konder e Germana Bahr assinaram um protocolo de intenções para a realização da campanha “Entrega 5 estrelas”. Em seguida, o presidente da Fecomércio RJ recebeu uma moção de aplausos em reconhecimento às ações para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Mendes do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Fernando Alves Fonseca. Na ocasião, Adolfo Konder recebeu o título de Cidadão de Mendes.

A campanha “Entrega 5 estrelas” também terá ações de conscientização de motofretistas e mototaxistas para a importância do respeito às regras de trânsito; mutirões de atendimento do Detran.RJ exclusivos para motociclistas (sem necessidade de agendamento prévio); e ações educativas promovidas pelo INTO e pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran. Haverá também a distribuição de equipamentos de segurança para esses profissionais, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa.

“A questão dos motofretistas nos motiva muito no Detran. É importante que nesse debate possamos traçar meios de ajudá-los. É fundamental que a gente leve educação, conscientização e qualificação a essa classe. Toda a nossa discussão aqui é como fortalecer os motociclistas para que eles se sintam, de fato, valorizados”, afirmou o presidente do Detran.RJ.

Os motociclistas ganharam ainda mais relevância durante a pandemia. Outro objetivo da campanha é envolver também os motoristas de automóveis para um convívio mais seguro e harmonioso.

“Eu acho que esse tema aqui é muito importante porque passamos dois anos na pandemia, quando as pessoas não estavam na rua, havia um lockdown, e a cultura do desrespeito ao trânsito foi instalada. Temos que falar em educação, fiscalização e, para mim o mais importante, conscientização. Para mudar a violência no trânsito, as pessoas têm que se conscientizar que também são responsáveis pelo que acontece. Para começar tem que ser pela educação”, disse a diretora-geral do INTO, Germana Bahr.

Entre as ações de conscientização, está prevista a abertura de faixas em sinais de trânsito e passarelas no Rio e em cidades da Região Metropolitana, com o slogan da campanha e frases de caráter educativo como: “Segurança em primeiro lugar. Respeite a vida”, “Use capacete. O freio. O bom senso. O cuidado com a vida” e “Respeitar as leis de trânsito é proteger a vida”.

O painel “Trânsito, Vida, Segurança e Responsabilidade” teve como debatedores: Fellipe Silva Santos, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran; Janaína Sant’Anna, presidente da Abrapsit-Rio; Ana Carolina Leal, pesquisadora do INTO; Bruno Bravo, superintendente da AgeRio; Leandro Nunes, líder motofretista e entregador do Ifood; Marcus Moreira, coordenador de Fiscalização do Detran; Joel Mendes, especialista em legislação de trânsito e coordenador do Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação).

Leia mais

Rolar para cima