Federação elaborou e entregou documento com propostas do setor

A Fecomércio RJ, em parceria com o jornal O Globo, promoveu, no dia 22 de setembro, o evento ‘Eleições 2022: Debates e Sabatinas do Governo do RJ’. A iniciativa reuniu os candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Rodrigo Neves (PDT) e Paulo Ganime (Novo), com mediação do jornalista Carlos Andreazza, da CBN, e transmissão pelo site do Valor Econômico, YouTube e Facebook de O Globo e rádio CBN.
O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior saudou os candidatos por meio de vídeo, no qual ressaltou o espírito democrático do Sistema Fecomércio RJ e afirmou que a união entre empresários e poder público promove um ambiente produtivo saudável e o bem-estar da sociedade.
“O debate é um exercício de cidadania. Não há crescimento econômico ou justiça social que não passe pela política. Por isso, é importante conhecermos as ideias de quem pleiteia um cargo público e que nos próximos quatro anos dirigirá o nosso estado. É fundamental buscarmos uma administração moderna, que pense na abertura de frentes de trabalho e no bem-estar econômico e social dos cidadãos fluminenses. O comércio é o termômetro da economia real. Só há progresso se o comércio for próspero”, destacou Antonio Queiroz.
Antes de começar o debate, a Fecomércio RJ entregou aos candidatos um documento com propostas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo incluindo uma análise descritiva sobre indicadores sociais cujas áreas são cruciais para a dinâmica e o desenvolvimento do Rio de Janeiro, e que são estratégicas para setor. A apresentação desses indicadores tem como objetivo auxiliar a traçar o diagnóstico para a formulação de políticas públicas e dar um panorama mais exato das complexidades e vocações do comércio para a geração de trabalho e renda.
As propostas foram divididas em oito temas: o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo; pobreza e desigualdade social; mercado de trabalho e crédito; educação; saúde; políticas urbanas; tributação; e empreendedorismo e meio ambiente.