O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior participou, no dia 30, no Palácio Guanabara, ao lado do Governador Cláudio Castro, do presidente do CRCRJ, Samir Nehme. e do deputado federal Hugo Leal, da cerimónia de assinatura do convênio para capacitação do corpo funcional da contabilidade, além de apoio técnico para a Controladoria-Geral do Estado e as secretarias de Fazenda e Desenvolvimento Econômico. A cooperação com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) prevê diversas frentes de atuação, com investimento em compliance e transparência.
“O governo do estado é o grande beneficiário dessa assinatura e quando o governo ganha, quem ganha é a população. Esse convênio permite que o recurso público seja tratado com mais respeito, levando mais qualidade aos serviços públicos”, ressaltou o governador Cláudio Castro.
“O Conselho possui uma expertise na fiscalização do exercício da profissão contábil, o registro do pessoal e o desenvolvimento profissional. Essa parceira será muito positiva para o governo. Temos convicção de que haverá uma sinergia permanente com o CRCRJ”, destacou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.
O convênio com o CRCRJ, com duração inicial de 4 anos, prevê um apoio direto do conselho para aumento da adesão às destinações aos fundos da criança e do adolescente, assim como do idoso, do estado; incentivo ao empresariado para doação de 1% do Imposto de Renda para projetos de assistência social; capacitação do corpo funcional; e ações para melhoria da fiscalização para combater fraudes e desvios.
“A postura do governo de buscar apoio de uma entidade técnica demonstra respeito à Ciência Contábil. O fortalecimento de ações para prover transparência e a gestão correta dos recursos públicos é uma iniciativa que beneficia a sociedade como um todo”, pontuou Samir Nehme, presidente do CRCRJ.
O convênio prevê diversas ações conjuntas, focando no aprimoramento da gestão contábil no ambiente público. Os seguintes eixos serão englobados: apoio técnico; capacitação; compliance; estudos legislativos; fiscalização; rotinas de atendimento ao profissional contábil pelas repartições, intercâmbio e integração de dados; e orientação ao contribuinte.
“A parceria com o Conselho Regional de Contabilidade é um importante passo para tornar ainda mais eficiente o atendimento que é realizado pelos órgãos de fiscalização. Um passo fundamental para ampliar um dos aspectos do nosso trabalho, que é o de reduzir a evasão de receitas provenientes de arrecadação”, afirmou o secretário de Estado de Fazenda, Nelson Rocha.