Mostra “Abstrações”, no Espaço Cultural Arte Sesc, apresenta peças de Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia e Anna Maria Maiolino em diálogo com obras de Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral

O Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo, recebe até o dia 31 de janeiro de 2023 a exposição “Abstrações”, composta por 19 obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas. Entre as peças (gravura, litografia, serigrafia, tela e instalação) estão as de autoria de Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia e Anna Maria Maiolino, pertencentes ao acervo institucional do Sesc RJ, e de Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral, artistas convidadas.
“A produção das mais novas (Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral) não apenas aponta desdobramentos e filiações contemporâneas de aspectos importantes das obras mais históricas, como também, em alguns casos, manifestam algumas das contradições e fragilidades expressas nas narrativas usuais ligadas à abstração. Isso nos atenta à necessidade de compreender as falhas e os limites que compõem a narrativa hegemônica em torno do legado modernista e seus privilégios”, explica Marcelo Campos, curador da mostra ao lado de Pollyana Quintella.
A exposição dá continuidade ao tratamento museológico das obras de arte do acervo institucional do Sesc RJ, composto por mais de 500 obras. A primeira mostra desse projeto, intitulada “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”, ficou em cartaz de janeiro a julho e marcou a reabertura do Espaço Cultural Arte Sesc, localizado na centenária Mansão Figner, no bairro do Flamengo. Em paralelo às exposições, o espaço cultural oferece visitas mediadas e oficinas com a presença de artistas que compartilham com o público seu processo criativo.