Estratégias para a retomada do varejo no pós-pandemia são tema de evento gratuito para empresários de São João de Meriti

Compartilhe:

Liderada pelo Sincovame, edição do Rio de Mãos Dadas pelo Interior discutirá, no dia 22 de novembro, oportunidades para reaquecer os negócios no município. Também serão oferecidas mentorias individualizadas para pequenos e médios empresários.

Evento online gratuito voltado para empresários de São João de Meriti discute, na próxima segunda-feira (dia 22), a retomada do crescimento do varejo no município, após o impacto causado pela pandemia de Covid-19. Trata-se da jornada de relacionamento Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovida pelos sindicatos filiados à Fecomércio RJ, o Senac RJ e o Sebrae Rio.

Liderada pelo Sindicato do Comércio Varejista de São João de Meriti (Sincovame), o encontro terá palestra de especialista e mentorias individualizadas para pequenos e médios empresários.  A iniciativa faz parte do projeto Rio de Mãos Dadas, série de ações que visam incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade para superar o difícil período de pandemia. As inscrições devem ser efetuadas no link: https://www.rdmdpelointerior.com.br/são-joão-de-meriti

Em São João de Meriti, o tema abordado será “A retomada do varejo no pós-pandemia”. A iniciativa contará com palestra do Embaixador de Varejo do Senac RJ, Luiz Antonio Secco, sócio diretor da Azov Consultoria e Educação. Em seguida, os participantes poderão participar de uma mentoria individual com o especialista pela plataforma Zoom. Os 20 primeiros interessados poderão fazer a mentoria gratuitamente.  Posteriormente, o Senac RJ também irá oferecer, por meio do Sincovame, 60 vagas gratuitas voltadas para o comércio em cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

“As ações realizadas pela união da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com o Sebrae Rio vem se fortalecendo e possibilitam oferecer aos empresários do setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo eficiência e agilidade nos programas, qualificações e treinamentos sob medida para suas necessidades. Em especial nesse período de enfrentamento à pandemia do Coronavírus, o Rio de Mãos Dadas reforça nossos objetivos de apoiar os empresários e a retomada econômica, fundamentais para gerar qualidade de vida e bem-estar à sociedade”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Para o presidente do SincovameSérgio Neto Claro, a iniciativa é uma oportunidade de orientar empresários da região a impulsionar seus negócios. “O Projeto Rio de Mãos Dadas é uma oportunidade de suma importância, que visa o soerguimento do comércio de nossa cidade e, consequentemente, o fortalecimento de nossa categoria. Após momentos de muitas dificuldades que pareciam intermináveis diante de uma pandemia, o Sincovame junto ao Sistema Fecomércio RJ vem unindo esforços e trazendo esperanças aos lojistas meritienses. Ninguém chega a lugar algum sozinho, por isso o Sincovame precisa da participação efetiva dos empresários de São João de Meriti. É um momento ímpar. Estávamos ansiosos pela realização deste verdadeiro pacote de eventos e estamos muito felizes por isso. O Sincovame está à disposição de todos. Somente juntos e unidos somos mais fortes!”, afirma.

 

“A crise acelerou muitos processos dentro dos pequenos negócios e a economia começa a apresentar recuperação, graças ao empreendedorismo. O empresário precisa entender que o cliente de hoje é muito diferente de antes do início da pandemia. Ele passou a exigir mais da empresa, quer uma rápida entrega e ser exclusivo. O empreendedor precisa estar preparado para os novos tempos e adquirir o conhecimento necessário para chegar ao cliente final. Essa parceria com várias entidades permitirá fazer um trabalho integrado, com foco nas capacitações mais apropriadas para esse público”, explica o gerente de Atendimento do Sebrae Rio, Leandro Marinho.

Desde março de 2021, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior tem percorrido o interior fluminense. Mais de 2500 pequenos e médios empresários já se inscreveram nas 20 edições realizadas até o momento, em municípios como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Itaperuna, Volta Redonda, Angra dos Reis, Nilópolis, Valença, Itaperuna, Barra Mansa, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Miguel Pereira, Três Rios, Barra do Piraí. Também já foram realizadas mais de 200 mentorias individuais. Outras seis regiões do estado ainda irão receber o projeto, inicialmente em plataforma digital. Além do Varejo, também serão abordados temas como Gastronomia, Turismo e Inovação, entre outros.

 

Rio de Mãos Dadas

Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) promove, desde janeiro, uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada do otimismo da população fluminense, abalada pelos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, estão sendo realizadas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras. Ainda no primeiro semestre, foi realizado encontro com os prefeitos do interior para oferecer serviços móveis de saúde, cultura e de capacitação profissional para a população desses municípios. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura, personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas em diversos pontos da capital do Rio de Janeiro e seguiram para o interior do estado.

Leia mais

Rolar para cima