Estado do Rio lança ciclo de capacitação em comércio exterior

Compartilhe:

Iniciativa conta com o apoio da Fecomércio RJ para atrair micro e pequenas empresas

Foto Luciano Belford – Sec. Est. Casa Civil

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, participou, no dia 02 de maio, do lançamento do Ciclo de Capacitação em Comércio Exterior, no Palácio Guanabara, ao lado do secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, e do presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), Antonio Carlos da Silveira Pinheiro.

A primeira etapa do curso gratuito será direcionada às prefeituras, através de uma parceria do Governo do Estado com a Fecomércio RJ e a Funcex. O objetivo é qualificar os técnicos dos órgãos municipais que atuam com comércio exterior e fomentar as exportações fluminenses. A aula inaugural foi do professor Gabriel Segalis, mestre em Administração e especialista em Comércio Internacional. Numa segunda etapa, entre junho e agosto, a capacitação será oferecida aos micros, pequenos e médios empresários do estado do Rio.

“Esse ciclo faz parte de mais um movimento em prol do desenvolvimento do Rio de Janeiro. Quando olhamos para o comércio exterior, estamos abrindo um novo mundo para a micro e pequena empresa. Esse empreendedor entende que importar e exportar não é para ele, mas é. A pandemia mostrou a importância de se atuar em um mercado globalizado. Para a Fecomércio RJ, é um prazer e uma honra participar dessa iniciativa”, destacou o presidente Antonio Queiroz.

Em 2021, o Rio de Janeiro foi o terceiro estado mais exportador, representando 11,85% do total de exportações do país e o saldo da balança comercial brasileira representou cerca de 18% do PIB fluminense em 2019. O estado está entre os mais exportadores de bens do país, sobretudo dos produtos relativos ao petróleo, que representam 80% do total exportado pelo estado.

Dados do Painel de Comércio Exterior do Governo do Estado mostram que, no primeiro trimestre de 2022, o Rio de Janeiro permaneceu como o segundo principal player do comércio exterior nacional. Foi registrado um superávit de US$ 2,7 bilhões, aumento de 48,1% comparado com o mesmo período do ano anterior.

Leia mais

Rolar para cima