
A Associação de Indústrias do Estado do Rio (Rio Indústria) promoveu, na última segunda-feira (23/05), no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, um debate sobre as conquistas e os desafios da área para os próximos anos. A iniciativa reuniu entidades do setor produtivo como a Fecomércio RJ, a ADERJ, a ASSERJ e o SindRio. O diretor executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes, representou a Federação do Comércio no encontro.
No evento, prestigiado pelo Governador Cláudio Castro e pelo Presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, o diretor do IFec RJ ressaltou a importância do setor de comércio e serviços andar junto com a indústria para o desenvolvimento da economia no estado.
A indústria fluminense foi uma das primeiras atividades a se recuperar após o pico da pandemia de Covid-19, e abriu mais de 18 mil vagas de trabalho em 2021 no estado, segundo um estudo feito pela Rio Indústria.
“A indústria do Rio de Janeiro reagiu rapidamente à melhora do cenário no ano passado. Ou seja, além de recuperar, em números absolutos, 100% dos postos de trabalho fechados durante o ano de 2020, gerou 80% a mais de oportunidades para o Rio. Para efeito de comparação, as Indústrias de Transformação foram responsáveis pela abertura de uma em cada dez vagas de emprego em 2021 no estado”, lembrou o presidente da Rio Indústria, Sérgio Duarte.