Representantes do Rio de Janeiro, sob a liderança do presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, acompanharam, em Brasília, o 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, cuja temática foi “Conectando empreendedores e sindicatos empresariais para um setor produtivo ainda mais forte”.

O encontro reuniu dirigentes sindicais, empresários, executivos e gestores do setor em torno de uma ampla pauta sobre a reorganização sindical, os desafios e as soluções do comércio, com foco em gestão, economia e negociações coletivas. Também foram debatidas melhorias como inovação, tecnologia e segurança para os setores produtivos.
Na abertura, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, destacou que o congresso fortalece as entidades sindicais e o Sistema Comércio. “O caminho para o desenvolvimento do comércio brasileiro deve ser pautado nos pilares do livre mercado, segurança jurídica e a democracia”, afirmou.
Com o intuito de promover debates e reflexões sobre assuntos jurídicos e empresariais de interesse das entidades, o 37º CNSE contou com a apresentação de casos de sucesso. Também foram debatidas as perspectivas para o pequeno e médio comércio, liderança empresarial e tributação dos serviços prestados pelos sindicatos. As reformas trabalhista e sindical estiveram na pauta de discussões. Um dos debatedores no 37º CNSE foi o consultor jurídico da Fecomércio RJ, Gilberto Alvarenga, que participou do painel “A relação CNC e entidades de base”.