Lançamento oficial contou com a presença de autoridades e todo trade de turismo do estado do Rio
Cerca de mil pessoas visitaram os estandes do projeto “O Rio Continua Lindo. E perto!”, no primeiro fim de semana da ação, iniciada dia 08 de outubro, no BarraShopping e no RibeirãoShopping. A iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur RJ) e da Companhia de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio) contou com a parceria da Fecomércio RJ, da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), do grupo Multiplan e da Riotur, e tem como objetivo promover os atrativos turísticos do Rio de Janeiro nos principais mercados emissores de viajantes do país, e fomentar o turismo interno no verão de 2022.
Nas primeiras cidades a receberem o projeto, capital do Rio e Ribeirão Preto (SP), em São Paulo, onde estão localizados os empreendimentos da Multiplan, os visitantes podem assistir a um vídeo VR 360 graus filmado por drone destacando as belezas do Estado.
Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os primeiros números demonstram o interesse dos visitantes em conhecer o Rio de Janeiro. “A ação tem como foco mostrar o potencial do nosso Estado para atender aos diferentes públicos que, no cenário de pandemia, estão ávidos por viajar. Proporcionar um pouco do que é o Rio de Janeiro ao grande público é despertar o interesse pela infinidade de atrativos que temos. Agradeço o apoio da Fecomércio RJ nesse projeto, que será um sucesso”, afirmou.
Felipe Sá, que visitou o estande do BarraShopping neste domingo, falou sobre a experiência. “Ver o vídeo com certeza me despertou a experiência de conhecer mais o interior do Rio de Janeiro. A pandemia nos limitou, mas, ao mesmo tempo, nos possibilitou olhar para nosso Estado e ver as infinitas possibilidades que temos nele”, comentou.
Segundo o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, o turismo é uma das molas propulsoras da recuperação do Rio. Poucos estados possuem uma infraestrutura de aeroportos, hotéis, serviços, além de atrativos naturais, como o Rio de Janeiro. “A Fecomércio RJ se orgulha de poder participar desse projeto, trouxemos ao evento nossos conselheiros e diretores, sem eles nós não poderíamos estar aqui. Também quero agradecer a união do trade de turismo, são pessoas que fizeram um trabalho visando a sobrevivência no último ano e com muita criatividade, inteligência e perseverança conseguiram superar os momentos mais difíceis. Os empresários do estado do Rio são os melhores do Brasil”, destacou.
O governado Cláudio Castro, agradeceu a parceira com a Fecomércio RJ e a união das entidades em prol do turismo do estado. “O turismo sofreu muito com a pandemia, estivemos todo esse tempo conversando com representantes do setor em busca de soluções. Essa campanha celebra esse retorno, com foco no turismo, no comércio e na cultura fluminense”, finalizou.
Os estandes permanecem nas duas cidades até o próximo dia 17 de outubro. Após essa primeira rodada, o projeto desembarcará em Campinas e Belo Horizonte, Brasília e São Paulo e Goiânia.
Lançamento oficial na Cidade das Artes
O projeto “O Rio continua lindo. E perto!” teve seu lançamento oficial na noite desta quarta-feira (dia 13) com show de Diogo Nogueira na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A apresentação musical, mostrando um pouco da cultura fluminense, é um dos pilares do projeto realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-RJ), da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), e que conta com o apoio da Fecomércio RJ, para reaquecer a atividade turística, abalada pela pandemia.
Além da campanha, que percorrerá shoppings de diversos estados, acontece paralelamente o encontro comercial “O Rio é de vocês”, que aproxima prestadores de serviços turísticos do Rio de Janeiro e os compradores dos mercados emissores, como agências de viagens e operadoras de turismo. O objetivo é facilitar a troca de experiências e parcerias de negócios.