Os selecionados vão disputar os prêmios Shell 2024, APTR, CBTIJ e Humor PRIO 2025

Treze espetáculos selecionados pelo Edital Sesc RJ Pulsar 2024/25 receberam indicações a importantes prêmios nacionais de teatro, demonstrando a relevância do programa para a valorização das artes cênicas. São eles: o Prêmio Shell, Prêmio APTR, Prêmio CBTIJ e Prêmio de Humor PRIO 2025. A 5° edição do edital, que destinará R$ 36 milhões ao financiamento de projetos culturais que irão compor a programação do Sesc RJ em 2026, está com inscrições abertas até 20 de março.
O Prêmio Shell de Teatro, um dos mais prestigiados do país, incluiu em sua lista de indicados seis produções contempladas pelo edital Sesc RJ Pulsar. “Professor Samba: uma homenagem a Ismael Silva” recebeu uma indicação na categoria Ator, “Língua” foi indicado na categoria Dramaturgia, “Egoísta” em Atriz e “Memórias de Terra e Água” em Iluminação. Nas categorias Figurino e Música, os espetáculos “Améfrica: em Três Atos” e “Amor de Baile” receberam indicações.
O impacto do Edital Sesc RJ Pulsar também foi reconhecido no Prêmio de Humor PRIO 2025, organizado pelo ator e comediante Fábio Porchat. Destinada a artistas e espetáculos teatrais de comédia, a premiação indicou o espetáculo “Dicas para sofrer em paz” nas categorias Texto, Direção e Performance, e o espetáculo “O grande acordo internacional do Tio Patinhas” em Texto, Direção e Peça.
O Prêmio CBTIJ, organizado pelo Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, indicou três espetáculos selecionados pelo Pulsar. “As belas coisas da vida” recebeu indicações nas categorias Texto Original, Cenário, Iluminação, Trabalho com formas animadas, Músicas ou canções originais, Dramaturgia Sonora, Fotografia de cena, Direção de produção e Atuação Cênica. “O Pequeno Príncipe” foi notado na Categoria Especial pela “pesquisa de comunicação inclusiva e celebração do trabalho de artistas surdos em cena”. Já “Vareta” recebeu indicações nas categorias Espetáculo, Texto Original, Direção, Cenário, Iluminação, Dramaturgia Sonora, Preparação Corporal, Direção de movimentos, Técnico e Atuação Cênica.
O Prêmio APTR, organizado pela Associação dos Produtores de Teatro, também reconheceu diversos espetáculos do Sesc RJ Pulsar. “Pérsia” foi indicado na categoria de Cenografia. “Ordinários” foi indicado como Melhor Espetáculo. A categoria Direção de Movimento destacou “Ordinários”, “Professor Samba”, e “Memórias de terra e água”. “Língua” foi indicado na categoria Jovem Talento”.