Sesc RJ sedia o 5º Congresso Mundial de Educação e reúne grandes nomes do Sul Global

Compartilhe:

Evento gratuito reúne palestrantes na sede da instituição no Flamengo, Zona Sul do Rio

Congresso Mundial de Educação do Sesc – Foto: Adriano Ishibashi

Até o dia 25 de outubro, o Sesc RJ sedia o 5º Congresso Mundial de Educação. Com o tema “Por uma educação que caiba o mundo: imaginar e realizar inéditos viáveis”, o evento reúne grandes nomes do Sul Global, pesquisadores, professores e estudantes.

No primeiro dia, na quarta-feira (23/10), o congresso iniciou com uma mesa redonda com os palestrantes Ana Patrícia Nogueira (Colômbia), Mara Karidy (México) e Jeremias Chauque (Argentina) sobre propostas educacionais inovadoras. Em seguida, a palestra com Gabriel Chalita, educador e assessor de Educação do Sesc RJ. A luta por uma educação decolonial e contracolonial foi tema do encontro entre Ana Mumbuka (Brasil), Stephanie di Chiara (Brasil) e Augustín Lao Montes (Porto Rico).

Os desafios contemporâneos da educação com Jorge Enrique García Rincón (Colômbia), Silvia Finocchio de Flasco (Argentina) e Maria Martinha Barbosa Mendonça (Brasil) também foram um dos temas de discussão.

Em seu último dia (25/10), o evento contará com a presença do físico Gabriel Guerrer em um bate-papo sobre mente-matéria. Em seguida, haverá uma mesa com Erick Felinto (Brasil), Gandhy Piorski (Brasil), Lua Couto (Brasil) sobre estratégias para a construção de ações relevantes no aqui agora. O evento termina com Wallace Lopes (Brasil), José Ángel Quintero Weir (Venezuela) e Ivana Bentes (Brasil), que vão debater relações éticas possíveis entre saberes ancestrais e as novas tecnologias.

Pré-congresso: minicursos online e circuitos territoriais

O evento também contou com uma programação pré-congresso. O público participou de minicursos online, transmitidos pelo canal do Sesc RJ no YouTube, e de circuitos territoriais gratuitos com visita guiada ao Morro da Providência, a primeira favela do Brasil, e a outros territórios na região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio, que ajudam a contar a história da escravidão, as culturas e a resistência afro-brasileira.

Iniciativa do programa de Educação do Sesc RJ, o congresso traz referências importantes nas pesquisas sobre imaginário, aprendizado, novas inter e transdisciplinaridades que emergem das interseções entre a arte, a ciência e a tecnologia. Mais do que um evento em que se compartilham falas e ações, o congresso visa fortalecer uma rede internacional de educadores para a construir e nutrir uma ética ecológica e cósmica, de onde emergem “cosmopercepções” voltadas para a vida, a comunidade e futuros possíveis.

Leia mais

Rolar para cima