João Gomes participou de seminário jurídico sobre os efeitos da violência na economia do estado

O diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes, participou, no dia 11 de abril, do seminário jurídico “A segurança pública e seus impactos na economia do estado”, realizado na sede da Firjan. Com o tema “A segurança pública sob o olhar do turista”, ele apresentou dados e análises que mostram como a percepção de insegurança pode afetar o setor turístico fluminense. João Gomes falou também sobre informalidade, baseado no indicador criado pelo IFec RJ, que leva em consideração números divulgados pelo IBGE.
“O que eu quero chamar a atenção é na discrepância dos percentuais entre os que estavam com a expectativa positiva e, depois, com a experiência positiva. Um aumento de 30 pontos percentuais. Ou seja, a visão sobre o Rio melhora de forma significativa desde a saída dos turistas do seu local de origem até a experiência no dia a dia na cidade e no estado”, explicou João Gomes à plateia.
O evento, coordenado pelo desembargador Paulo Rangel e que tem o apoio da Fecomércio RJ, do Sindicarga e da Firjan, reuniu representantes do poder público e especialistas para debater os efeitos da violência sobre diferentes segmentos da economia.
No primeiro dia do seminário, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, e o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, compartilharam os desafios enfrentados pelo Estado no combate à criminalidade. No segundo e último dia do encontro, o secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Cury, palestrou sobre os desafios da polícia Civil na segurança pública.