Fecomércio RJ participa do seminário “Caminhos do Rio”

Compartilhe:

Federação prestigiou a segunda edição do “Caminhos do Rio”, que discutiu estratégias para combater a sazonalidade e promover um turismo mais inclusivo e sustentável na capital fluminense

Foto: Léo Martins / O Globo

A Assessora de Turismo do Sistema Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho, participou do segundo painel do seminário “Caminhos do Rio”, realizado pelos jornais O Globo e Extra e com apoio da Fecomércio RJ. O evento, realizado na sexta-feira (30/05), debateu a redução da sazonalidade do turismo carioca e a ampliação do fluxo de visitantes ao longo de todo o ano. Sua contribuição ressaltou as ações estratégicas da instituição na promoção de um turismo mais diversos, acessível e sustentável no estado do Rio de Janeiro.

Também integraram o painel o diretor de Marketing e Conteúdo da GL Events Exhibitions, Bruno Henrique; o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon; e o gerente executivo da FGV Projetos, Luiz Gustavo Medeiros Barbosa. O debate abordou o que já vem sendo feito para enfrentar os desafios do setor e apontou oportunidades de aprimoramento nas políticas públicas e iniciativas privadas.

“As pessoas não têm ideia de como é difícil trazer um evento para a cidade. É um trabalho de dois a seis anos, que demanda aporte financeiro para arcar com os custos, e nisso a Fecomércio RJ tenta ajudar. O Web Summit teve um aporte de oito anos, por exemplo”, afirmou Adriana Homem de Carvalho.

Com o tema “Além do cartão-postal: como impulsionar o turismo do Rio aliando crescimento e sustentabilidade”, o seminário foi dividido em dois painéis, ambos mediados pelo jornalista Rafael Galdo, editor de Rio do Globo e do Extra.

O primeiro painel discutiu o impacto dos grandes eventos na imagem da cidade e os legados econômico, urbano e cultural deixados por essas iniciativas. Estiveram presentes a secretária municipal de Turismo do Rio, Daniela Maia; o presidente do Conselho Curador do Visit Rio, Luiz Strauss; e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo dados da Embratur, o Rio recebeu, entre janeiro e abril deste ano, quase 1 milhão de turistas estrangeiros — um aumento de 51,9% em relação ao mesmo período de 2024. Esses números reforçaram a relevância do debate proposto pelo evento, que abordou o potencial ainda inexplorado do turismo no Rio e os desafios estruturais para consolidar a cidade como destino de referência global.

Leia mais

Rolar para cima