Comércio e serviços essenciais funcionarão no feriado durante a reunião do G20

Compartilhe:

Fecomércio RJ defendeu também a operação de lavanderias industriais, comércio atacadista e serviços funerários como forma de minimizar os impactos econômicos e manter o abastecimento à população durante o feriado

Foto: Tomaz Silva/Ag. Brasil

A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado nos dias 18 e 19 de novembro devido à 19ª Cúpula do G20, que reunirá líderes das principais economias do mundo na cidade. A medida foi oficializada no Diário Oficial do Município através do Decreto nº 55.200/2024, regulamentando a Lei nº 8.314/2024, que estabelece os dois dias como feriado municipal.

Durante o período, diversos setores seguirão funcionando normalmente. O decreto permite o funcionamento de comércios de rua em geral, bares, restaurantes, hotéis, centros comerciais, teatros, cinemas, bibliotecas e pontos turísticos. Além disso, empresas de jornalismo, radiodifusão e indústrias em áreas específicas da cidade também estão autorizadas a operar normalmente.

Atividades realizadas de forma remota, como o home office, não serão interrompidas, desde que operem exclusivamente nesse regime durante o feriado. Serviços essenciais, como saúde, segurança, transporte público, coleta de lixo e estabelecimentos atacadistas, também estão isentos de paralisação, garantindo a continuidade dessas atividades.

A Fecomércio RJ, atuando em defesa dos interesses do setor econômico, trabalhou em conjunto com o poder público para garantir que, além dos setores já mencionados, lavanderias industriais, comércio atacadista e serviços funerários permanecessem em operação durante o evento. A entidade destaca a importância de manter esses setores em funcionamento para minimizar os impactos econômicos e o abastecimento à população durante a Cúpula do G20.

O decreto entrou em vigor nesta quarta-feira (23/10) e tem como objetivo preparar a cidade para o encontro enquanto mantém a economia e os serviços essenciais em funcionamento.

Leia mais

Rolar para cima