O Senac RJ e Sebrae Rio acabam de concluir a 1ª turma do Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Lideranças. A iniciativa é uma união das duas instituições a fim de contribuir para o fortalecimento do trabalho em rede, com abordagem de conteúdos úteis para o aprimoramento das atividades desenvolvidas por líderes comunitários do terceiro setor que atuam em áreas vulneráveis do estado do Rio de Janeiro.
“No cenário de pandemia, vimos que as organizações da sociedade civil foram bastante impactadas em suas ações (reduziram suas atividades, tiveram que se reinventar com as ferramentas de inclusão digital). Diante disso, pensamos, em parceria com Sebrae Rio, em um Projeto de Capacitação de Lideranças que tivesse como objetivo o fortalecimento do trabalho em rede, por meio do desenvolvimento de lideranças comunitárias, possibilitando novas atuações dos gestores frente aos desafios propostos. E o resultado foi maravilhoso, atingimos 15 líderes de instituições parceiras do Projeto Senac na Comunidade das regiões de Nilópolis, Campo Grande, Santa Cruz, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Bonsucesso, Del Castilho, Tijuca. 70% dos participantes concluíram o programa e todos foram certificados.” – diz Rosane Masiero, gerente de Programas de Gratuidade do Senac RJ.
A capacitação gratuita, que teve duração de aproximadamente 3 meses, incluiu dois cursos do Senac RJ sobre Empreendedorismo e Design Thinking e oficinas do Sebrae Rio que abordaram temas como desenvolvimento local, sustentabilidade, novos modelos econômicos e de gestão, economia colaborativa e liderança. As aulas ministradas no modelo virtual tiveram início em 14 de setembro. O programa oferece certificação do Senac RJ e do Sebrae Rio.
“Nosso objetivo foi apresentar novos conceitos de liderança empreendedora, que são importantes para um mundo em constante transformação. Também quisemos mostrar como isso pode impactar positivamente o território onde esses líderes comunitários atuam”, ressalta Carla Teixeira Panisset, coordenadora de Comunidade Sebrae.
Um exemplo disso foi a experiência alcançada por Valeria da Silva Rego, auxiliar administrativa que trabalha na supervisão dos jovens aprendizes e acolhimento aos usuários da Agência Social de Talentos: “Minha experiência neste curso foi muito enriquecedora, e poder compartilhar todas as informações com a instituição em que atuo foi de grande importância. Profissionalmente, foi maravilhoso conhecer mais e melhor todas as ferramentas que nos apresentaram. O conhecimento vai ficar pra sempre.”
Valéria é uma dos 15 líderes de instituições do terceiro setor formados nesta 1ª turma do programa e que atuam em parceria com o projeto Senac na Comunidade, do núcleo de Responsabilidade Social do Senac RJ, que promove a formação profissional de jovens e adultos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades, por meio de atuação integrada com instituições do terceiro setor em regiões de vulnerabilidade do Estado do Rio de Janeiro.
Outra recém-formada, Danielle Mendes Affonso, elogia o corpo docente. A aluna trabalha há 1 ano e 10 meses trabalha como coordenadora de Projetos Sociais na Fundação São Joaquim de Assistência Social.
“Participar do Programa de Formação em Lideranças foi de suma importância para o meu crescimento profissional, na medida em que adquiri novos conhecimentos e pude rever antigas práticas. A excelência do corpo docente e dos conteúdos apresentados, aliados à oportunidade de estar em contato com outras organizações sociais foram, na minha opinião, os destaques do programa. Fico muito grata por essa oportunidade.”