Desde setembro, a Fecomércio RJ vem realizando entrevistas com alguns dos personagens mais importantes de sua história. Desta forma, a instituição dá destaque a empresários e diretores de grande relevância no cenário produtivo fluminense. A segunda entrevista da série conta a história de Esther Gomes Gonçalves, presidente do Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabelereiros de Senhoras do Município do Rio de Janeiro (SINBEL).
“Minha vida no sindicato é uma vida de gostar do que faço”. É assim que a presidente do Sinbel, Esther Gomes Gonçalves, começa a contar sua história. Viúva, mãe de uma filha e avó de duas netas, Esther descreve seu trabalho há mais de duas décadas no sindicato como parte fundamental de sua vida, e conta que sempre fez tudo com muito amor. Segundo ela, “quando a gente faz as coisas com amor, a gente produz mais e a gente e identifica mais. Essa é minha trajetória”.
Com segundo grau completo, Esther Gonçalves começou a participar do Sistema Fecomércio RJ quando ainda não pensava em atuar no sindicato. Depois que adquiriu seu primeiro salão de beleza, percebeu a importância de aprender o que cada profissional do salão fazia e, por isso, começou a frequentar os cursos técnicos do Senac RJ e todas as ações do Sesc RJ. Com o intuito de gerenciar melhor seu negócio, fez ainda cursos de contabilidade e gestão.
“Tenho segundo grau completo e o que estudei a mais foi através do Sistema S. Desde os 18 anos eu tenho minha carteirinha do Sesc, ela sempre me acompanha. Coincidência ou não eu agora estou envolvida porque vejo que é um trabalho sério, um trabalho de luta, de boa vontade e honestidade. Quando nós trabalhamos com tudo isso, a gente tem sucesso”, conta Esther.
Presidente do SINBEL há 16 anos, Esther também atuou como vice-presidente do sindicato, somando assim mais de 20 anos de atuação. Antes de conhecer o sindicato, ela presidiu também a Associação de Profissionais de Cabelereiros do Rio de Janeiro por cerca de 10 anos.
Com mais de 50 anos de carreira, ela deixa um recado para os jovens: “Muito estudo, consciência e honestidade. A pessoa precisa descobrir e se aprofundar naquilo que ela gosta mais para construir um futuro melhor e com mais qualidade de vida”.
Gratidão a Fecomércio RJ
Frequentadora assídua de palestras, eventos e cursos, dona Esther, como é conhecida, conta que se sente muito agradecida pelo trabalho da Fecomércio RJ.
“Eu tenho muita gratidão pela dedicação da Federação aos sindicatos, o envolvimento e as oportunidades, especialmente com os cursos e as palestras. Isso se soma ao que nós já estamos fazendo, então é muito importante estarmos com a Fecomércio RJ”, ressalta Esther.
A Presidente da Sinbel fala ainda sobre sua gratidão à atuação e ao apoio do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior:
“Nesses quase 16 meses em que o nosso presidente está à frente da Federação, nós fomos muito bem acolhidos. Ele era um colega que sentava junto ao nosso lado na federação e passou a ser o nosso presidente. Desde então, tem tido muita preocupação e atenção com os sindicatos e com o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro”, elogia.