Fortaleza está sediando, de 15 a 17 de maio, a 35ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), no Centro de Eventos do Ceará. Realizado pela Fecomércio-CE em parceria com o Sindilojas Fortaleza, o evento reunirá dirigentes sindicais, empresários, executivos, advogados e outros interessados no setor de comércio vindos de todo o Brasil.
A Fecomércio RJ participa do evento com a palestra “Pirataria e os danos causados ao comércio”, realizada nesta quinta-feira (16), pelo diretor executivo o IFec RJ, o economista João Gomes. Segundo recente pesquisa da Federação do Rio sobre pirataria, estima-se que cerca de 2,43 milhões de consumidores em idade adulta compraram algum produto pirata nos últimos 12 meses no Estado do Rio de Janeiro, gerando um prejuízo de R$ 665 milhões no ano para o comércio fluminense.
“Nossa pesquisa também perguntou aos consumidores fluminenses se eles acreditavam que o consumo de produtos piratas afetava negativamente a economia do estado: 58% disseram que sim, e outros 69% afirmaram que a pirataria oferece uma concorrência desleal ao comércio formal”, destaca Gomes.
Diante de um novo e desafiador cenário para as instituições que representam os setores empresariais, o congresso abraça a missão de fortalecer e inspirar o sindicalismo empresarial no setor, fomentando a busca pela autossustentabilidade dessas organizações, que existem para defender o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo e, com ele, de toda a sociedade. Os temas são abordados a partir de palestras, workshops, seminários e debates. Segundo Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, o intuito é ampliar as discussões sobre o fortalecimento e defesa do setor produtivo do comércio frente aos novos ambientes do sindicalismo brasileiro.
A Fecomércio-CE oferecerá uma programação diversificada, com foco nas perspectivas de um novo olhar sindical e em práticas consistentes que possam servir de alicerce para o real crescimento das empresas do setor. “É uma grande oportunidade de promover o intercâmbio de ideias acerca dos mais variados temas ligados ao desenvolvimento do comércio e do sindicalismo patronal brasileiro”, pontua Filizola.
Mais informações no site do congresso: https://www.35cnse.com.br/.