Mesa Brasil Sesc RJ levou refeições à população carente na Baixada Fluminense

Compartilhe:

Uma das ações assistenciais mais importantes do Sistema Fecomércio, o Mesa Brasil Sesc RJ – programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc RJ – distribuiu mil sopas e mil refeições a pessoas impactadas pela crise provocada pela Covid-19 na Baixada Fluminense, na última quinta-feira (dia 02). Em São João de Meriti, a operação contou com o apoio da Cruz Vermelha e a entrega foi mobilizada pelo Instituto Espaço Vida, Educação, Arte e Dança,  na Praça Manoel Gonçalo (Jardim Metrópole), beneficiando moradores de comunidades como Mangueirinha, Morro do Sapo, Dic 1, Guarani, Limoeiro e Serrinha. Já em Mesquita, a entrega aconteceu na entidade Mundo Novo da Cultura Viva, atendendo moradores da Chatuba.

Essa foi a quinta ação solidária do Mesa Brasil Sesc RJ com entregas de refeições prontas, iniciadas no dia 4 de junho. Regularmente, o programa distribui a entidades cadastras alimentos não perecíveis e in natura, mas por conta da pandemia, seu escopo foi ampliado. O preparo das refeições, distribuídas às quintas-feiras, ocorre nas cozinhas da unidade do Sesc em Engenho de Dentro e no restaurante do Sesc no Norte Shopping. Os insumos são fornecidos por empresas e instituições parceiras, assim como produtores rurais que contribuem para o projeto Mesa no Campo com hortifrutigranjeiros.

 Já houve distribuição de refeições em comunidades como Rocinha, Jacarezinho, Lins de Vasconcelos, Maré, Mangueira, Morro do Turano, Nova Sepetiba (Rio de Janeiro), Vila Ideal, Managuá e Parque Vila Nova (Duque de Caxias). A ação também percorreu as ruas do Centro do Rio e dos bairros do Méier, Cascadura, Del Castilho e Água Santa.

Mais de 900 toneladas arrecadadas em 2020 – entre 1º de janeiro e 26 de junho deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ já arrecadou cerca de 916 toneladas de alimentos junto a mais de 200 parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 209 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 82 municípios do estado. Desde o começo da pandemia, já são mais de 481 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social. Noventa militares do Comando Conjunto Leste – envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica – apoiam na logística de recebimento e distribuição das doações.

Leia mais

Rolar para cima