Ter uma loja online se tornou uma necessidade para o comércio. Para reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia, a Fecomércio RJ disponibilizou, desde abril, de forma gratuita, a plataforma Loja Online. A iniciativa vem promovendo uma grande transformação digital no setor de comércio de produtos e serviços no estado do Rio.
Desde a implantação do projeto, as vendas nesta plataforma aumentaram 27 vezes em relação ao período anterior. Além de mercados de alimentos, hortifrútis e açougues, a adesão do segmento de lojas de moda e acessórios à ferramenta aumentou consideravelmente. Outro incremento constatado foi o do ticket médio – que triplicou no ambiente online, comparado ao ticket médio da loja física. Por conta das facilidades proporcionadas pela plataforma loja online, houve, também, aumento de recorrência de até 4 vezes nas compras nas lojas online, comparado ao desempenho na modalidade física.
No que diz respeito ao interesse por região, 73% dos estabelecimentos que aderiram ao chamamento da Fecomércio RJ estão localizados na região metropolitana, 18% na região Centro-Sul, 4% no Sul Fluminense, 3% no Norte Fluminense, 1% no Noroeste Fluminense e 1% na Baixada Litorânea.
A plataforma foi criada após uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises – IFec RJ, que identificou que 75% das empresas ainda não comercializavam seus produtos online. Trata-se uma parceria da Fecomércio RJ com o Sebrae RJ e a Convem, empresa dedicada à criação de lojas online RJ.
Ao acessar o site http://www.fecomercio-rj.org.br/lojaonline e seguir o passo a passo indicado, rapidamente será possível ingressar no ambiente virtual com o seu negócio e potencializar suas vendas sem custos de desenvolvimento ou adesão. Além de apoio técnico para a solução, os comerciantes podem contar com o treinamento em vendas e marketing para capacitar a equipe, incluindo promoção nas redes sociais e posicionamento no Google.
As empresas que adquirirem o serviço pelo site da Fecomércio RJ ou através do site dos sindicatos filiados não terão qualquer despesa de implantação, tendo como custo somente a taxa de comissionamento sobre vendas realizadas na plataforma cobrada pela empresa responsável.