Impactado pela pandemia, o setor de Bares e Restaurantes precisou se adequar rapidamente ao atual cenário, revendo modelos de negócio e procedimentos operacionais. Na prática, normas sanitárias e de segurança foram adotadas para resguardar colaboradores e clientes; além da presença digital ter se firmado como item fundamental para garantir a atividade do negócio, o engajamento e o relacionamento com os clientes.
Para debater as perspectivas do setor, o Senac RJ convidou o jornalista, publicitário, professor e Mestre em História Cezar Marques, para um bate-papo com o Diretor Regional Sérgio Arthur Ribeiro da Silva. Analisando o histórico do mercado e o ambiente contemporâneo, os convidados mostraram os possíveis caminhos do setor, como entender os novos hábitos dos consumidores e se adaptar à lógica atual do mercado.
A dupla também abordou temas como o potencial turístico da gastronomia, aspectos da cozinha histórica do estado, incluindo as influências regionais brasileiras e internacionais, a culinária local das favelas, o mercado artesanal e a importância da qualificação dos profissionais que ajudam a formar esse importante setor econômico do estado do Rio de Janeiro.
A live A história da Gastronomia do Rio de Janeiro e o futuro do setor pós-pandemia, aconteceu nessa quinta-feira (dia 09), no canal do Senac RJ no YouTube.