Índice de Consumo das Famílias fluminenses aumenta no estado do Rio de Janeiro

Compartilhe:

O Índice de Consumo das Famílias (ICF – RJ) registrou aumento de 4,4 pontos no monitoramento de outubro deste ano, frente ao mês anterior, conforme antecipado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) na sua última publicação. O levantamento é do IFec RJ, apurado pela CNC.

O crescimento do índice foi influenciado pelo bom momento do mercado de trabalho formal. O mês de setembro repetiu a melhora no desempenho verificado em agosto (+ 6.447) e registrou a criação de 9.996 vagas de trabalho formais na cidade do Rio de Janeiro, melhor resultado para o mês desde 2012.

O indicador Momento para Duráveis foi o item que mais contribuiu para que o índice se mantivesse abaixo do patamar de satisfação (inferior a 100 pontos). A queda do item aconteceu simultaneamente ao início da crise econômica. A recuperação, que ganhará mais força no último trimestre deste ano, vai contribuir para o crescimento da compra de duráveis.

O IFec RJ espera que o índice registre variação positiva na passagem de outubro para novembro. Deverão contribuir a liberação dos recursos do PIS-PASEP e FGTS, bem como os efeitos expansionistas do relaxamento da política monetária, iniciado no final de julho.

Indicadores do ICF

O gráfico abaixo decompõe a variação do índice nos seus sete indicadores. Em outubro, todos apresentaram variação positiva, com destaque para Compra a Prazo, que pode estar captando os efeitos esperados da redução da taxa básica de juros sobre a taxa paga pelo consumidor final.

 

variacao_icf.jpg

Leia mais

Rolar para cima