A menos de dois meses do Natal, os donos dos pequenos negócios varejistas precisam planejar suas ações para garantir um faturamento maior neste fim de ano. As datas comemorativas são uma oportunidade para alavancar as vendas. Comprometidos em estimular a economia do estado, o Sebrae Rio e o Sistema Fecomércio RJ programaram várias ações gratuitas e online para incentivar o consumo e permitir um aumento de receita dentro dos pequenos negócios. Ao longo dessa semana, empresários puderam participar de oito talks online e gratuitos, com conteúdo dinâmico e prático, promovidos pelo Sebrae Rio.
O ano de 2020 vem apresentando inúmeras adversidades que desafiaram os empreendedores de pequenos negócios. O Sebrae Rio entrevistou 495 empreendedores fluminenses, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro, e constatou que 79% dos consultados alegaram diminuição no orçamento da empresa, em comparação a um mês normal. Já 7% informaram aumento do faturamento da empresa, enquanto 9% mantiveram o percentual de receita.
“O comportamento do consumidor mudou e os pequenos negócios precisaram inovar esse ano. 85% dos municípios do estado já foram reabertos ou estão em processo de reabertura. É o momento de o empresário estabelecer um planejamento consciente. Para essa data comemorativa convidamos representantes de diferentes empresas, como a Magalu, para falar com os donos dos pequenos negócios. Durante os quatro dias de evento, o empresário vai aprender a promover a venda de produtos e serviços nos canais digitais, entender sobre marketplace, planejamento e descobrir esses novos hábitos dos consumidores”, enfatiza Mariangela Rosseto, coordenadora do Comércio e Serviços do Sebrae Rio.
“O Natal é a principal data para o comércio e uma excelente oportunidade de aumento das vendas nos pequenos negócios. Por conta da pandemia, os consumidores estão buscando opções de compras mais perto de casa. É essencial proporcionarmos conteúdo valioso para apoiar os micro e pequenos empresários nesta retomada”, destaca Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
Contratação para o Natal
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou que 1/3 das empresas no estado do Rio ainda pretendem contratar trabalhadores “extra-Natal”. Entre os empresários consultados, 30,6% afirmam que pretendem abrir vagas para mão de obra temporária para o fim de ano e a alta temporada. A porcentagem é semelhante à sondagem feita em 2019, quando a intenção de contratação era de 31%.
A sondagem contou com a participação de 363 empresários do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de acompanhar o movimento de contratações temporárias para o Natal, festas de fim de ano e alta temporada.