O seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro”, organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais se reuniu, promoveu mais uma rodada de debates no dia 17, no Palácio Tiradentes.
Durante o evento, o economista do IFec RJ, Rafael Zanderer falou sobre “Distribuição Regional do Emprego Formal dos Segmentos de Comércio, Bens, Serviços e Turismo”. O setor reúne mais de 342 mil estabelecimentos, que respondem por 47,3% do PIB Bruto e representam 61,6% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,7 milhão empregos formais no total, que equivalem a 43,1% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado do Rio de Janeiro.
“Os setores de comércio, bens e serviços são os que mais empregam, mas também são os mais sensíveis num momento de fragilidade econômica. Precisamos reverter esse cenário com mais investimentos”, ressaltou Zanderer.
Também estiveram presentes no seminário representantes da Fundação Dom Cabral e do Cluster Automotivo Sul Fluminense; o secretário-executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Batista Mattosinho Filho; a pesquisadora do grupo de economia da inovação do Instituto de economia da UFRJ, Fernanda Steiner Perin; e o gerente de relações institucionais, imprensa e responsabilidade social corporativa do Porto do Açu, Caio Cunha, além do subsecretário de Indústrias, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Celso Marcon.