Antonio Queiroz destacou importância da instituição e liderança do deputado André Ceciliano.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) inaugurou, nesta terça-feira (dia 3), o plenário da nova sede no Edifício Lucio Costa, no Centro. O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi um dos convidados da mesa e participou da cerimônia que abriu os trabalhos da 3ª Sessão Legislativa do biênio, no retorno do recesso. A cerimônia foi prestigiada pelo governador Cláudio Castro e pelo prefeito Eduardo Paes, que representou os demais prefeitos do Estado. O evento ocorreu de forma semipresencial, restrito a autoridades, deputados e imprensa.
Em seu pronunciamento, o presidente Queiroz parabenizou os deputados pelo novo espaço de trabalho do Poder Legislativo do Estado do Rio. Destacou ainda que, o emblemático edifício do Centro proporcionará uma maior integração entre todos os gabinetes, que reunirá cinco mil funcionários. Com a mudança, haverá mais condições para a união e modernização da agenda legislativa.
“Gostaria de parabenizar os Deputados pelas novas instalações. A inauguração da nova sede do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro merece todo nosso reconhecimento. O novo espaço, nesse emblemático edifício do Centro, proporcionará uma maior integração entre todos os gabinetes, reunindo cinco mil funcionários em um só local. A Alerj sempre esteve atenta às mudanças da sociedade e compromissada com o desenvolvimento econômico do Estado, onde o comércio, aqui representado pela Fecomércio RJ, corresponde a 70% do PIB estadual, sempre esteve presente”, ressaltou o empresário.
O novo plenário é 27% maior que o antigo, com 185 lugares para receber deputados e assessores. Já a galeria no primeiro andar poderá comportar até 120 pessoas. O painel eletrônico das votações tem alta resolução (7K) com 14 metros e 504 placas de LED. Segundo a Alerj, ele vai dar maior agilidade e transparência às sessões legislativas. A sede inaugurada na Rua da Ajuda reúne gabinetes e departamentos administrativos distribuídos pelos 34 andares do edifício, com a unificação, em um só lugar, das três antigas unidades da Assembleia.
O presidente da Fecomércio RJ também comemorou os planos de transformar o Palácio Tiradentes em um museu. Inaugurado em 6 de maio de 1926, após quatro anos de obras, o Palácio Tiradentes tem estilo eclético e se inspira no Grand Palais de Paris, colosso francês que também homenageia a república.
“Estamos felizes em saber que o centenário Palácio Tiradentes passará por obras merecidas, se preparando para sediar o futuro Museu da Democracia, por onde passou grande parte da história política nacional. Destaco, aqui a atuação do Diretor Geral da Alerj, Wagner Victer, nesse projeto”, finalizou.