Eleições 2020: Fecomércio RJ recebe mais candidatos à Prefeitura do Rio

Compartilhe:

Nesta semana, foi encerrado o projeto Encontro com Candidatos deste ano, realizado pela Fecomércio RJ, que recebeu mais quatro candidatos à Prefeitura do Rio, em eventos promovidos em parceria com o jornal O Dia. O veículo de imprensa transmitiu as entrevistas, diariamente, às 17h, via Youtube e Facebook. Entre os dias 21 e 26 de outubro, participaram da série os candidatos Cyro Garcia (PSTU), Henrique Simonard (PCO), Eduardo Paes (DEM) e Glória Heloiza (PSC).  

Questionado pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, sobre a informalidade e roubo de carga, Cyro Garcia apresentou suas propostas. “Essa questão envolve segurança e o escoamento desses produtos através de trabalhadores informais e redes criminosas, como milicianos. Há um problema do desvio de função da Guarda Municipal e o fato de que muitos desempregados se tornam trabalhadores informais. Somos contra o armamento dos guardas. Entendemos a importância da fiscalização e regularização desse trabalho. Temos que dar condições para que esses trabalhadores atuem com dignidade e exigir do governo que tenha uma polícia voltada para inteligência”, ressaltou.

Já o candidato Henrique Simonard defendeu o respeito aos ambulantes. “Os camelôs são trabalhadores que dependem do trabalho, então nosso objetivo é regularizar todos os informais. Somos contra a repressão a esses cidadãos”, explica. Simonard também falou sobre propostas para o turismo. “O setor tem um grande impacto na economia da cidade e pretendemos, na medida do que for viável nessa pandemia, incentivar ações através da valorização dos atributos que temos, como as belezas naturais”, comentou.

O candidato Eduardo Paes propôs a criação de novos centros comerciais para os ambulantes. “Pretendo construir camelódromos e não vamos ser covardes com os camelôs. Precisamos regularizar esses trabalhadores, que são fruto de muito desemprego”, comenta. Paes também abordou propostas para fomentar o turismo. “Se eu fosse prefeito hoje, faria uma campanha em São Paulo para atrair turistas. Pretendo, também, criar um calendário cultural mais completo”, destacou.

A candidata Glória Heloiza falou sobre ações para enfrentar a informalidade. “Todo cidadão precisa ter sua empregabilidade resgatada. Sabemos que, infelizmente, existe a concorrência desleal. A formalidade é necessária para que as pessoas possam trabalhar com dignidade. A fiscalização será feita para combater a venda de produtos impróprios para o consumo e é voltada para uma convivência harmônica entre todos aqueles que geram consumo. A formalidade precisa ser incentivada. A Prefeitura precisa desburocratizar seus processos administrativos”, finalizou.

Ciclo de bate-papo com candidatos da região metropolitana, Grande Rio e interior do estado do Rio

A Fecomércio RJ também promoverá ciclo de bate-papos com os candidatos a prefeito em oito municípios fora da capital, em parceria com os sindicatos das seguintes cidades: Cabo Frio, Itaperuna, Nilópolis, Rio das Ostras, São João de Meriti, Três Rios, Niterói e Petrópolis. A inicitiva reunirá 28 candidatos, que terão a oportunidade de apresentar suas propostas e planos de governo. Por conta da pandemia e do distanciamento social, todos os candidatos tiveram suas entrevistas gravadas previamente. A série será veiculada no Youtube da Fecomércio RJ e nas mídias sociais do sindicato, a partir do dia 03 de novembro.

Leia mais

Rolar para cima