A apresentação que detalhou as perspectivas de negócios entre Macau, região administrativa especial da China, e o empresariado fluminense, fez parte da pauta da última reunião mensal de Diretoria da Fecomércio RJ, realizada na segunda-feira (dia 24), na sede da Federação.
A Comitiva de Macau ressaltou sua importância estratégia na região asiática, tendo como pontos fortes uma economia pujante e um mercado de negócios em expansão. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento econômico de Macau será de 5,3% em 2019.
Entre as oportunidades apresentadas, estão dois grandes eventos: a MFE – Macau Franchising Expo e a PLPEX – Exposição de Produtos e Serviços os Países de Língua Portuguesa. A visita da comitiva à Fecomércio RJ é fruto de um trabalho de aproximação dos países de língua portuguesa.
Outro tema debatido na reunião foi o Programa Senac Comércio, que apresentou o projeto “Trilhas para Sindicatos”. A intenção da Federação, através do Senac, é oferecer cursos curtos e atualizados, para qualificação profissional nas áreas de Marketing e Vendas, Finanças e Logística. Com essa iniciativa, o programa pretende atender às necessidades dos sindicatos e parceiros institucionais.
O lançamento do Prêmio Visão Consciente também foi discutido na reunião. Os diretores conheceram mais detalhes sobre a premiação da Fecomércio RJ, que será lançada no próximo dia 08 de julho. Os vencedores serão levados para a maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2020), que acontece anualmente, em janeiro, em Nova Iorque. A premiação tem o objetivo de reconhecer e estimular ações empresariais de preservação do meio ambiente, respeito aos consumidores e envolvimento e desenvolvimento comunitário, contribuindo para melhores resultados que beneficiem toda a sociedade.