Consumo das famílias aumenta em março, mas sofrerá os efeitos do coronavírus no próximo mês

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O Índice de Consumo das Famílias (ICF – RJ) registrou, em março, crescimento de 3,7 pontos em relação a fevereiro e atingiu 93 pontos, melhor valor para o mês desde 2015. Com o bom resultado, a média móvel de três meses também apresentou melhora. O levantamento é do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), apurado pela CNC.

Assim como observado em fevereiro, todos os itens que compõem o índice apresentaram aumento em relação ao mês anterior.

Mais da metade do acréscimo do índice deve-se ao comportamento de itens que estão ligados ao barateamento do crédito. São eles: momentos para duráveis, compra a prazo e perspectiva para consumo.

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O crescimento dos três itens é consequência do barateamento do crédito resultante da queda da taxa básica de juros da economia.

O índice apresentará forte queda no monitoramento de abril em função das complicações econômicas derivadas do coronavírus (Covid-19). As políticas adotadas para mitigar os efeitos da crise e a percepção sobre a sua suficiência deverão guiar os movimentos do ICF-RJ nos próximos meses.

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