Comando Militar do Leste passa a integrar mutirão do Sesc RJ para a confecção de máscaras

Compartilhe:

O Comando Conjunto Leste integrou-se ao Sesc RJ nos esforços para produzir máscaras que estão sendo doadas a moradores de comunidades, feirantes e profissionais de saúde (para uso fora do ambiente hospitalar), entre outros trabalhadores e públicos com exposição ao novo coronavírus.

Agora, além dos cerca de 300 artesãos voluntários integrantes do projeto Sesc+Criativo, participam do mutirão homens do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimentos pelo Ar (B DOMPSA). Tanto os artesãos como os militares confeccionam as máscaras com matéria-prima (TNT e tricoline) doada pela Sesc RJ.

Só no dia 22 de abril, véspera da entrada em vigor do decreto municipal que obrigou o uso do item de proteção nas ruas da cidade, a unidade militar entregou mil unidades ao Sesc RJ, responsável pela sua distribuição. Até o momento, o Batalhão já confeccionou 5 mil máscaras, incluindo um montante direcionado aos próprios militares que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. O total de máscaras produzidas durante o mutirão, por artesãos e militares, ultrapassa as 27 mil unidades.

“A parceria com o Sesc RJ não é algo novo. Na época da intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro, essa instituição nos apoiou nas ações comunitárias. Agora, retornamos o contato para mais um trabalho em conjunto. Eles forneceram os insumos e oferecemos a mão de obra”, explicou o porta-voz do Comando Conjunto Leste, Coronel Carlos Alberto do Rego Barros.

A linha de produção montada no Batalhão inicia com a esterilização e o corte do TNT no pelotão de Manutenção de Material Aeroterrestre. Depois, outra equipe reforça a máscara, dobrando-a e aplicando os elásticos de sustentação. Por fim, o produto passa por uma verificação de qualidade, e aquelas que estiverem aptas ao uso são embaladas.

Leia mais

Rolar para cima