Por Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ.
Esse ano, setembro traz mais do que a Primavera. Sopram ventos de esperança entre os empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) realizada com empresários do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo acompanhar a situação presente e as expectativas para o último trimestre, confirmou otimismo em boa parte das atividades do setor.
Cerca de 155 mil (38,1%) comerciantes do estado afirmaram que aguardam um aumento na demanda e outros 39,7% acreditam que o consumo se estabilizará. Essa é uma importante sinalização do setor, que desde o retorno gradual da economia fluminense, vinha observando uma melhora no ambiente de negócios.
Sobre a performance dos empregos, a maioria dos empresários (56,9%) informou que espera uma estabilidade, ou seja, manter o número atual de funcionários. Cerca de 16,6% tem expectativa de ampliar o número de colaboradores, enquanto 26,5% ainda acreditam que ocorrerá alguma diminuição. Espera-se que as próximas datas do varejo, como Dia das Crianças, Dia das Bruxas e Black Friday ajudem na manutenção dos empregos e na abertura de novas vagas de trabalho.
É fundamental que o comércio mantenha os protocolos sanitários para garantir a segurança e a saúde de suas equipes e de seus clientes. São tempos de grandes desafios, mas a Fecomércio RJ continua trabalhando com comprometimento e motivação, acreditando que a retomada econômica do estado do Rio de Janeiro é questão de tempo.