Pesquisa Mensal de Serviços – Fevereiro de 2022

A Pesquisa Mensal de Serviços, realizada mensalmente pelo IBGE, mostrou que o volume de serviços apresentou estabilidade, com leve recuo de 0,2% em fevereiro na série com ajuste sazonal. Por outro lado, o índice acumula crescimento de 13% em 12 meses, além de ter crescido 7,4% contra fevereiro do ano anterior.

O resultado equilibrado é causado pela retração dos Serviços de informação e comunicação (-1,2%), seção que registrou crescimento durante o período da pandemia, e em Outros serviços (-0,9%), enquanto as demais atividades apresentaram crescimento. Também beneficiadas pela Pandemia, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram maior crescimento no mês, de 2%.

Os Serviços profissionais, administrativos e complementares também se destacaram, com elevação de 1,4%, refletindo a retomada de atividades presenciais. Por fim, os Serviços prestados às famílias se mantiveram estáveis, variando 0,1%, além de serem a única atividade a apresentar queda na comparação interanual.

No estado do Rio de Janeiro, o resultado foi positivo. De acordo com o IBGE, os serviços passaram por um crescimento de 0,8% no volume de vendas na série com ajuste sazonal. O resultado superior ao nível nacional vem após menor crescimento em janeiro. Na comparação interanual e no acumulado de 12 meses, também há crescimento, de 1,8% e 8,6%, respectivamente.

Ao observar as atividades no estado fluminense, nota-se que apenas os Serviços de informação e comunicação ainda não acumula variação positiva em 12 meses. Em relação à variação contra fevereiro de 2021, os maiores crescimento estão em Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,9%) e Serviços prestados às famílias (5,2%), enquanto Outros serviços (-9,7%) e Serviços de informação e comunicação (-2,7%) apresentam as maiores quedas.

Desde o final do ano passado o setor já vem apresentando oscilações no crescimento, após a recuperação econômica já em 2021. Por isso, ressalta-se que o ritmo de crescimento para 2022 precisa ser avaliado com cautela. No nível nacional, o índice já supera o nível pré-pandemia, de forma que o setor deve passar por novos desafios para manter uma trajetória sustentada de crescimento, enquanto no Rio de Janeiro o índice já supera o patamar do primeiro mês da pandemia, porém ainda se posiciona abaixo de fevereiro de 2020.

*Nota: Serviços prestados à família incluem Alojamento e Alimentação; Atividades culturais e de recreação e lazer; Atividades esportivas; Serviços pessoais e de educação não continuada. 

*Nota: Outros Serviços incluem Atividades de apoio à agricultura e à pecuária; Serviços de esgoto e tratamento do lixo; Manutenção e reparação de veículos; Serviços financeiros e previdenciários;

Atividades imobiliárias; Reparação e manutenção de equipamentos

Rolar para cima